Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Leituras Húngaras


Sándor Márai

Deitado na rede do descanso das férias leio "Libertação" do húngaro Sándor Márai. A Rússia Stalinista está  chegando a Budapeste para libertar (libertar?) a cidade dos nazistas alemães e dos fascistas húngaros. Por enquanto assim caminha a história -- que já tem um final definido.



Imre Kertész

Outro húngaro,  Imre Kertész, prêmio nobel da Literatura de 2002, no Livro "Um Outro, Crônicas de uma Metamorfose" disse duas frases interessantes:
A Africa é um Auschwitz continental  e sobre a diferença entre comunismo e fascismo ele assim define: o comunismo é uma utopia, o fascismo é uma prática -  o partido e o poder é quanto os reúne e faz do comunismo uma prática fascista."

E durmo na rede do descanso.

2 comentários:

senna madureira disse...

Maia, chers ami

Je vous fais un bref rappel :

1 - L'Afrique est dominée par des puissances étrangères;

2 - L'Afrique est la plus grande réserve de ressources naturelles du monde ce pourquoi elle victime de la convoitise du monde;

3 - L'Histoire de l'Afrique, l'esclavage et la colonisation expliquent la situation de sous-développement de l'Afrique.

J'ai réussi à accéder à l'Deposito do Maia à Paris, où je vis maintenant.

Merveilleux

Senna Madureira

Carlos Eduardo da Maia disse...

Que bom, Senna, que o depósito está chegando a Paris. Li em algum lugar que mais de 1300 automóveis foram incendiados por ai no ano novo. Isso tudo faz parte do mundo que estamos embutidos. Que pais do mundo tem condições de dar empregos e bem-estar social para todos. Em relação a Africa estou com o Obama - sou sim um obamista - naquele célebre discurso em um país que nem me lembro o nome. A culpa pelo atraso da Africa também é dos africanos. Um bom e saudável 2010 em Parriiii para vc.