Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Vem Aí Mais Um Fórum Social Mundial




Baita chatice

 Fórum Social Mundial está de volta a Porto Alegre. Ele inicia na próxima segunda-feira, dia 25  e termina dia 29. Como o PT ganhou diversas prefeituras ao redor de Porto Alegre -- que hoje é administrada pelo pífio José Fogaça do PMDB -- diversas cidades da região metropolitana vão protagonizar encontros da nossa esquerda radical. Menos mal. Inclusive aquele acampamento na margem do Rio Guaíba, no parque Harmonia, não vai se realizar, o que é muito bom. Este ano o acampamento será organizado numa fazenda rural perto de Novo Hamburgo. Em Canoas serão realizados diversos shows. A prefeitura petista está pagando 500 mil reais para o evento. Vale a pena? Este dinheiro tem algum retorno?

Em Porto Alegre está sendo aguardada a chega de diversos presidentes: Hugo Chávez, Evo Morales, Fernando Lugo, Lula e o presidente eleito do Uruguai, Pepe Mujica. Lula também vai participar do Fórum Econômico no frio de  Davos na Suiça. Ele insiste, porque sempre quis ser  o necessário intercâmbio entre os dois fóruns.

Uma coisa parece ser certa: o Fórum Social Mundial atravessa uma inesgotável fase de decadência. O mundo melhor e possível defendido pelos ativistas que participam do evento nunca saiu do papel. Aliás, nem no papel, porque seus intransigentes atores sempre se negaram a divulgar cartas, declarações ou mesmo manifestos dos  encontros realizados. Nunca houve uma carta do Fórum de Porto Alegre que já se realizou em Bombaim, Belém do Pará e Caracas.  Por que será?

6 comentários:

senna madureira disse...

Maia, cher ami


Assistimos ( e debatemos ) o nascimento do Forum Social Mundial.

Lembro que vc. quase foi nosso "report news" do primeiro FSM, com detalhes dos bastidores contados com muito talento.

Foi muito util para quem não morava em POA-RS para ter um entendimento além do que as Mídias divulgavam.

E assim foi com todos os outros, os quais acompanhamos juntos nos debates que fizemos.

Esse período coincidiu com a queda da hegemonia do PT em POA e, logo após, no Governo do R.G. de Sul

Tenho uma atenção especial sobre o FSM.

Aqui temos um parecido, que traz a Africa e Asia para o nosso quintal.

Não gosto do tal Forum de São Paulo, ou seja, um embolado acervo da "teoria de conspiração" dos conservadores da Direita, orquestrada intelectualmente pelo Prof. Olavo de Carvalho, que tenta ocupar o espaço do Forum Social Mundial.

Embora de mais longe, gostaria de acompanhar o FSM e conto com a cobertura do "Deposito do Maia".

Agradeço antecipadamente

charlie disse...

O grande barato do FSM é encher os tubos com drogas lícitas e ilícitas, arrastar o maior número de percantas pra dentro da barraca e curtir uma sonzera do caralho com a galera do mundo melhor.

Terráqueo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Terráqueo disse...

Terráqueo disse...
Tanto os Forums de direita quanto os de esquerda não apresentam resultados visíveis em um primeiro momento, mas a longo prazo vão semeando idéias que muitas vezes germinam, ou acabam em fiasco como aconteceu na Copenhagen Climate Conference. Nessas minhas andanças, na maioria das vezes que menciono Porto Alegre, as pessoas lembram do Forum Social. Pode até que seja mais um Forum inútil, como quase tudo na vida, mas pelo menos colocou Porto Alegre no mapa e na agenda mundial. Com esse frio, e com a comida ruim da Suíça até acho melhor saborear um Churrasco no abafo do RS, com um bando de populistas demagogos, do que uma carne horrível, com um molho gorduroso em Davos, pagando uma verdadeira fortuna, atolado na lama da neve, e preso em um aeroporto feio, desconfortável, e sempre com atrasos ou vôos cancelados, com um monte de ricos insensíveis de olhos azuis como disse nosso bem amado. Acho que os comandos da esquerda e da direita no mundo, estão cada vez mais parecidos e buscam o mesmo objetivo, o poder apenas. Não lhes interessa o que é melhor para as pessoas. O que interessa é conquistar ou manter o poder. Políticos petistas, PSDBISTAs, PMDBistas, Democratas, Republicanos, Suíços, são todos farinha do mesmo saco. Aliás não são só os políticos brasileiros que fazem de seus familiares casos repentinos de sucesso e que arrumam boquinhas bem boas para os seus. Até o Sarkozi tentou emplacar seu rebento, mas os franceses disseram não. Aliás, como estou longe, pergunto. Como ficou a situação daquele bando de gente que havia sido contratado pelo Sarney sem concurso? Continuam recebendo, devolveram o dinheiro? Seria interessante debater sobre isso no Forum Social. O que deve ser feito com os sanguessugas dos cofres públicos dos países pobres?

PoPa disse...

Falou-se aqui em churrasco. Dia desses, o PoPa foi a uma churrascaria (a 35) e ficou pasmo com as "danças folclóricas" apresentadas. A carne mal assada, a ovelha apresentada como cordeiro, a salada pobre, tudo isso contribuiram para o velho PoPa sair antes do final da tal apresentação. No caixa, perguntou ao funcionário: "tem muito turista aí dentro?" Sim! "Que vergonha..."

Não é por nada que Porto Alegre tem o lema "mui leal e valerosa" em sua bandeira. Leal ao império, contra os farrapos. Não poderia ter um churrasco pampeano decente...

Ah, o FSM... é uma droga, cheia de drogas e drogados.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Terráqueo, existe uma grande diferença entre os fóruns de Davos e Porto Alegre. O da Suiça é aberto. O de Porto Alegre é fechado. Se Chávez quiser ir para a Suiça ele vai falar, vai ser ouvido e vai debater. Se o prefeito da mui leal e valorosa POA, o pífio Fogaça (que está patrocinando o fórum com dinheiro público) quiser participar do FSM em Porto Alegre ele vai ser vaiado, porque eles não admitem conviver com as diferenças. Lembro do 1º FSM que faz 10 anos, se tentou um diálogo entre os dois fóruns, com a participação de várias pessoas, inclusive George Soros em Davos. Quando ele começou a falar o pessoal de POA começou a vaiar. Em Davos o diálogo está aberto, em POA o que domina é o jogral do pensée unique do mundo melhor e possível somente no socialismo estatizante.

Senna, respondi para ti num post.

Popa e Charlie... Drogas, sexo e rock and roll faz parte das idiossincrasias da nossa época.. E a moda de chamar cordeiro em vez de ovelha está pegando. E é triste perceber que existem hoje em POA poucas boas churrascarias. Mas elas existem. Não no 35.