Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Lula Quer Renovar a Concessão da "Privataria" para Beneficiar Dilma

Lula vai renovar "privataria" para gerar benefício$ para campanha de Dilma


O tempo é o senhor da razão.

Nada como um dia após o outro. Uma das teclas que o PT gosta de martelar em relação ao governo tucano de FHC são as famosas privatarias -- a concessão de serviços públicos e atividades econômicas que podem muito melhor serem executados nas mãos da iniciativa privada do que dos aparelhos estatais.

Aliás, o art. 173 da CF de 88 é claro que a atividade econômica somente poderá ser exercida pelo estado quando se tratar de imperativo de segurança nacional ou relevante interesse coletivo. É o que está dito ali na chamada "constituição cidadã".

Não tem cabimento o estado ficar administrando empresas de telecomunicação ou do setor elétrico. O controle estatal desse serviço que continua sendo público deve existir, mas mediante regulamentação. FHC instituiu no Brasil o modelo de regulamentação dos serviços públicos e das atividades econômicas com o surgimento de agências nacionais regulamentadoras e fiscalizadoras dessas atividades exatamente para canalizar e concentrar a atuação do estado no que efetivamente importa: educação, saúde, segurança e na administração do estado, esse ente - insisto - que deve regulamentar e fiscalizar.

Certo ou errado esse é o modelo proposto, de acordo com a carta de 88, que foi muito criticado pelo Lula, quando ele gostava de fazer oposição e pelos seus companheiros de partido que volta e meia continuam a bater na tecla da privataria. As licitações ocorreram e houve competição em todas elas. O preço ofertado foi o preço licitado. Pode até ter havido, aqui e acolá, um agio para este ou aquele político, como parece ocorrer não só aqui, mas como também no mundo socialmente desenvolvido.

E vejo agora que o Lula - o "cara" se recupera de sua crise hipertensa porque que anda meio estresado --
vai renovar aquelas mesmas concessões da época de FHC, que vencem entre 2015 e 2020 que foram acusadas de privataria, mediante medida provisória, conforme matéria de capa da Folha de hoje.

Com essa medida, bem se vê que o governo do PT não quer fazer novo leilão, o que poderia fazer, mas não quer.

O que está por trás disso?

Ora bolas, a candidatura Dilma -- ela sempre foi ligada a àrea energética -- porque com a concessão ela pode receber belos dividendo$ políticos e financeiro, of course.

Então, companheiras e companheiros, uma coisa que o pessoal que defende a candidatura da Dilma não vai poder acusar o Serra, que foi ministro de FHC, de ter instituído a "priivataria",porque ela foi renovada pelo governo do PT.

Definitivamente, o tempo é o senhor da razão. E que bom que é assim, porque o debate eleitoral deve ir além desse discurso babaca da 'privataria".

Um comentário:

Terráqueo disse...

Não sei qual a surpresa. O Lula faz qualquer coisa pelo poder. Mas acho que não vai adiantar, a Dilma é uma figura ainda mais antipática do que o insoso do Serra.