Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Nossas Estradas São uma M....



Essa foto acima é de hoje. Um caminhão  carregado com troncos de eucaliptos tomba na estrada que liga Nova Almeida a Jacaraípe, no município da Serra (ES). O veículo virou e a cabine foi totalmente destruída, mas o motorista sobreviveu.

Andei hoje  uns 40 km na BR 101 entre Capão da Canoa e Osório, no RS, a estrada já está duplicada, mas a qualidade da rodovia deixa muito a desejar. A obra sequer está concluída e se vê que o asfalto cedeu em diversos pontos e foi passado novo asfalto por cima, gerando aclives.  Ou seja, o empreiteiro utilizou material de última qualidade e essa vai ser a tendência -- é o que parece -- da nova BR 101: buracos, buracos e remendos mal feitos.

Por que nos países socialmente desenvolvidos as estradas não têm buracos e nem  remendos?

4 comentários:

charlie disse...

Quando guri uma das lembranças que eu tenho é do pai "costurando" no meio da faixa para desviar de crateras. Lembro que um bom trecho da br116 não era nem pintado ou sinalizado, e na neblina a estrada desaparecia. As nossas estradas atuais não são para alemão ver, mas são muito melhores do jamais foram.

Terráqueo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Terráqueo disse...

Porque nos países desenvolvidos existe uma grande preocupação com a segurança pública, e nossas autoridades no Brasil não estão nem aí para isso. Também existe o fato que nos países desenvolvidos você paga pedágio, não pode andar com carros velhos, e existe a tendência cada vez maior da criação de áreas verdes em que são proíbidos os veículos que causam poluição ou a Diesel por exemplo. Para andar no centro de Londres, é necessário pagar anualmente o equivalente a 8 Libras por dia. Tente emplacar isso no Brasil...
Mais a maior diferença que eu vejo é a de conduta. Os motoristas na Europa e nos Estados Unidos são muito mais conscientes, e as punições são exemplares. Na Suíça por exemplo se você ultrapassar a velocidade em 50% são 10 dias na cadeia, ou o juiz lhe oferece a alternativa de pagar a pena com 10 dias do seu salário. Se não houver um salário fixo ele arbitra. Também tente emplacar isso no Brasil....

Carlos Eduardo da Maia disse...

Charlie e Terráqueo, andei recentemente pelas estradas de Portugal, não lembro de ter visto um único remendo. E Portugal está todo interligado com rodovias magníficas de pista dupla. E tudo pedagiado, você paga o que consome. Essa é a regra. Mas aqui no Brasil tem gente que questiona o uso dos pedágios. O Brasil engatinha, é um país que é refém de pensamentos e idéias atrasadas. Portugal fez as estradas que fez por imposição da Comunidade Européia que tem um padrão de obras bem definido. Talvez falte isso no Brasil, algum tipo de pulso firme. De certo modo, deve ser esse o papel da agência reguladora, caso elas não fossem cooptadas pela politicagem dos Sarneys da vida.