Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 28 de março de 2008

L. tem 16 anos e já matou 12


L. é um adolescente de 16 anos. É franzino e quieto. Ele foi detido ontem na periferia de Novo Hamburgo, RS e confessou ter cometido 12 assassinatos nos últimos 8 meses.


Na pesquisa divulgada ontem pelo CNI/Ibope ( a mesma que deu a Lula uma imensa popularidade) 83% das pessoas consultadas defendem a redução da maioridade penal.


Estamos esperando o quê?


Será que o menor L. não tinha consciência e nem entendimento de que estava puxando o gatilho do revólver para tirar a vida de uma pessoa? Por acaso, pensava ele que estava apenas brincando de bandido e ladrão?


E a patrulha ideológica que é contra a mudança no Estatuto da Criança e do Adolescente e que, coincidentemente, também é contra a o projeto de pesquisa para estudar a vida e o cérebro de menores infratores para identificar as origens do comportamento agressivo, o que diz disso?


Já se sabe que L... apanhou na infância e viu um tio matar uma pessoa quando criança. O problema de L... não é genético. Ele incorporou esses valores na sua infeliz infância. Mas isso não pode ser tocado, não pode ser revelado, é sigilo absoluto, porque .... tadinho do L....


É muita hipocrisia... E quem vai apostar as fichas que quando L.. se tornar maior -- quando ele obter, finalmente, a "consciência" da maioridade -- não vá cometer novos crimes.


Mais um triste fato deste Brasil mundo cão que cerca a periferia das grandes cidades. Como disse o David Coimbra no post acima, sobre os raios e os gordos, tudo se resolve na educação. O melhor investimento que o Brasil pode fazer é na educação.

Um comentário:

PoPa disse...

Sou contra a redução da maioridade penal, pois sou contra a existência dela. Não deve existir nenhum tipo de barreira para julgar atos criminosos, nem mesmo da idade, do sexo, da religião. É criminoso? tem que pagar por isso.

O que talvez esteja faltando - e já venho falando nisso há tempos - são presídios de segurança mínima, para pequenos meliantes, com condições de serem resocializados. Aos outros, como este aí, resta deixar preso por toda a vida, quebrando pedra para não pensar em bobagem. Ou alguém acredita que este marginal pode melhorar algum dia? Ou vão esperar que ele mate mais uns 20?