Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 5 de março de 2008

Um silêncio nada inocente


Recomendo a leitura do excelente artigo de Clóvis Rossi hoje na Folha.


Ele colocou os pingos nos is.


Um silêncio nada inocente


Dizem que o presidente equatoriano, Rafael Correa, exige desculpas muito claras da Colômbia para voltar atrás em sua decisão de romper relações com o vizinho. É justo. Mas também é justo que Correa peça desculpas aos colombianos -mais que ao governo da Colômbia- por ter permitido o "passeio" de reféns das Farc pelo Equador, conforme depoimento de um dos seqüestrados recentemente libertado. Ou, posto de outra forma: o Exército colombiano invadir território do Equador é condenável, mas as Farc adotarem o mesmo comportamento é aceitável?


Nesse conflito sul-americano que tem facetas bem macondianas, até pelos personagens envolvidos, um fato precisa ficar bem nítido e claro: luta armada contra um governo legítimo é intolerável. Apoiá-la é apoiar igualmente todas as violações aos direitos humanos praticados pelos delinqüentes das Farc, violações que ganharam a atenção da mídia a partir da libertação recente de alguns reféns, mas que são cometidas -eventualmente até piores- há muitíssimos anos contra muitíssimos reféns.


O que chama especialmente a atenção nesses episódios é o silêncio, denso, das mulheres que se dizem de esquerda. Tiveram papel relevante, no Brasil, na luta pelo respeito aos direitos humanos. Como é que silenciam agora, quando há tantas barbaridades praticadas por um grupo que se diz de esquerda, mas é apenas criminoso? Tratamento desumano a prisioneiros, quando praticado por ditaduras de direita, é inaceitável, óbvio. Mas vale quando praticados por "companheiros de rota"? Ou essas mulheres, como o presidente Hugo Chávez, respeitam o "projeto político" das Farc, o que inclui respeitar torturas, seqüestros e assassinatos? Abu Ghraib não pode, mas "cárcere do povo" na selva, com idênticas torturas, pode?

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Carlos Maia.
Me permita fazer um comentário. O sr e outros como o sr Clóvis Rossi, fazem uso da seguinte retórica, mais ou menos assim ''..o pres Rafael Correa é cúmplice por ter as FARC em seu território...'' É assustador como fazem, os srs, uso de manobras tão pequenas que, em princípio, pode iludir um desavisado qualquer. Usando, eu também, deste mesmo subterfúgio, gano-me a arbitrar, então, que o sr Uribe é o pior nesta situação. Pois permite, também, em seu território a existência das FARC e, pior ainda, não é capaz, tendo um exército com tecnologia de última geração(como pudemos ver recentemente, vejam só) de impedir que esses horrorosos abutres das FARC, invadam o território vizinho. Tudo bem! que os srs não gostem de Chavez ou mesmo de qualquer tipo da Esquerda, mas, por favor, informem com mais guarida à realidade. Por favor, não deixem nunca de refutar qualquer ato de invasão ao território alheio e, melhor ainda, não façam isso se tornar assunto de segundo plano. Um dia, poderá ser o seu território, a sua cidade ou Deus nos livre o seu ou o meu jardim. Um abraço.

PoPa disse...

Pelo menos, em Abu, nunca ouvi falar que os prisioneiros tenham contraído malária, ficam acorrentados TODOS OS DIAS para dormir, não têm sabonetes e nem os menores cuidados de higiene e saúde. Ou que sejam operados com facas de cozinha... se existe alguma coisa assim, por favor, avisem!