Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 25 de março de 2008

Os Saudosos do Radicalismo Petista


O diário gauche anda muito indignado com o PT. O diário gauche e os medalhões do PT apoiaram o Miguel Rossetto como candidato do partido ao trono da capital gaúcha. E deu Rosário que seria ligada ao Zé Dirceu. E agora o PT de Minas quer fazer aliança com os tucanos mineiros comandados por Aécio Neves.

E o gauche faz o seguinte alerta:

Como já vínhamos chamando a atenção aqui neste blog, desde que ele foi criado há dois anos, o PT cada vez mais esquece os seus objetivos estratégicos e adota políticas pragmáticas pautadas exclusivamente por agendas eleitorais. Vai para o vinagre o PT estratégico-ideológico e passa a vigorar a linha dos que pensam a política como pura tática de ocasião. Ontem, a reunião da Executiva nacional petista decretou o novo advento do PT de resultados.

O dono deste empório precisa saber urgentemente: que estratégias e que utopias são essas que a parte saudosita do PT pretende reconstruir? Não seria, por acaso, aquelas escritas na Circular do Diretório Nacional do PT justificando sua posição frente à Constituição de 1988:

O PT como partido que almeja o socialismo é por natureza contrário à ordem burguesa, sustentáculo do capitalismo (...) rejeita a imensa maioria das leis que constituem a institucionalidade que emana da ordem burguesa capitalista, ordem que o partido justamente procura destruir.... ?
Hoje a juventude não está minimamente interessada em utopias e estratégias. Ela quer é ingressar no mercado de trabalho, ter uma boa graninha extra para tomar bons chopps na cidade baixa e comprar um carrinho de 60 parcelas, ela quer participar da farra da sociedade de consumo e do fetiche da mercadoria. O revolucionário barbudo, aquele que enche o saco de todos com discursos ideológicos, virou definitivamente uma figura do passado.

3 comentários:

ZEPOVO disse...

As mudanças no PT tem dois lados:
O de cima e o de baixo...heheheh
Mudanças podem significar que o partido pode se atualizar, aprender ou melhorar.
Podem significar também fugir de seus objetivos básicos, se distanciar do socialismo e virar liberal de ocasião.
Lula mudou muito para ter sucesso, foi preciso, ao mesmo tempo mostrou ter uma inteligencia que só os tolos acreditam que ele não tem. Mas cuidado, se Lula tiver uma recaída e voltar ao tempo da -Vamos à luta companheiros! sai de baixo...

Anônimo disse...

Eu concordo que esse saudosismo do PT é desorientado; que muita da bagagem que ficou pra trás tinha que ficar, mesmo. Sinto saudade da cultura de participação, da coisa de todo mundo fazer reunião em bairro, das coisas serem decididas de baixo pra cima, etc. Agora, do dogmatismo não se deve mesmo sentir saudade, e, qualquer que tenha sido o motivo que levou o partido a abandoná-lo, valeu a pena.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Eu acho salutar essa mudança do PT. É boa para o PT e é boa para o Brasil. O governo Lula desestigmatizou o PT que se tornou vidraça. Mas o PT é ainda muito ambivalente em relação aos radicais que ainda estão no partido e que ainda pregam os velhos valores da construção do socialismo e da luta de classes...