Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 28 de março de 2008

Viajem na Excentricidade Colorida de Darjeeling


Quem quiser ver o DVD de Viagem à Darjeeling (The Darjeeling Limited) deve clicar inicialmente no curta Hotel Chevalier. No curta estão os baixinhos Jason Schwartzman e Natalie Porchman trocando desejos e falando historinhas, num simpático hotel parisiense, mas cada um vai para o seu espaço.

O espaço de Jason é um trêm na pitoresca e colorida Índia. Lá, numa cabine e tomando chá de lima, ele encontra seus dois irmãos, os atores Owen nariz torto Wilson e Adrian pianista Brody. O que eles fazem afinal, por lá? Gente, eles querem se encontrar, querem se conhecer, viver o tempo perdido, meditar o amor hindu, católico romano, se entorpecer de xaropes, medicamentos e neuroses. E todos eles são excêntricos. Muito excêntricos. Excentricidade parece ser, pelo visto, característica do diretor Wes Anderson que filmou os "Excêntricos Tenenbauns".

Todos eles querem descobrir o passado no pitoresco e colorido presente. E carregam consigo as excêntricas malas Louis Vuitton do pai morto. Os irmão se direcionam aos pés do Himalaya, num convento católico, onde medita sua mãe, que virou freira e que fugiu de todos no dia do funeral do pai. Tudo, tudo, tudo muito excêntrico.

Mas também é muito divertido. As excentricidades são divertidas. A Índia é um universo de cores chamativas, cores que contrastam na pele, nos olhos e nos dentes de seu povo. Esse exótico ambiente espiritual contrasta e realça o curso do filme que se locomove no trem que passa e cruza o imenso e populoso país. É um filme de estrada, de trilhos. E o trem se perde nos trilhos.
Lá pelas tantas uma tragédia pára o andamento de tudo e os irmãos - finalmente -se encontram. Se abraçam, se olham e se percebem. E este "encontro" se dá no funeral numa aldeia colorida e primitiva no grotão indiano. Chegou, enfim, a hora exata de descobrir os segredos do passado e se desvencilhar de suas armadilhas. Está na hora de pegar o trem que leva ao destino do ocidente, mas as excêntricas malas ficam e dentro delas a incômoda bagagem da velha história.
Recomendo o filme. É divertido e... excêntrico.

Nenhum comentário: