Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 4 de março de 2008

Os Pingos nos Is


Monitorando a blogosfera em época de crise politica sul-americana se constata que os blogs de esquerda ou a) não falam no assunto ou b) atacam Uribe. A imensa maioria dos blogs de esquerda silencia, se omite em relação às acusações de que Chávez deu milhões de dólares para as FARC. Ou, então, como é de costume, criticam a fonte. Ah, o computador de Reyes foi apreendido e, então, a informação não tem credibilidade, porque alimentada pela CIA e pelo governo Uribe.

Uribe tem uma popularidade imensa na Colombia, porque está ganhando a guerra contra as FARC. Uribe pode até ter invadido o Equador e atacado o acampamento das FARC. Mas, afinal, o que faziam as FARC no Equador? Por que estavam ali? Por que sentiam tão seguros em solo equatorenho? Não é crime o governo do Equador deixar um grupo narco terrorista se instalar em seu território para fazer crimes e sequestrar pessoas na Colombia? O importante é que os pingos nos is estão aparecendo e o tabuleiro de xadrez que se transformou a América Latina está ficando bem menos nebuloso. A apreensão dos computadores de Reyes estão revelando esquemas impressionantes. E isso não é mentira do PIG ou da CIA. É fato. O ministro de Correa já admitiu ter se encontrado com Reyes, como está marcado na agenda do computador apreendido.

Mas quem é que está saindo fortalecido eleitoralmente desse episódio? Chávez ou Uribe? Será que algum povo aceita que seu dirigente tenha financiado com milhões de dólares de dinheiro público uma organização terrorista? Chávez fez isso e será que o povo da Venezuela concorda com essa prática? Se fosse em qualquer país razoavelmente democrático o impeachment era mais do que certo. Não vamos esquecer que Chávez já perdeu um referendo e não conta, portanto, com o apoio popular de antes. Tem muito miquinho amestrado de camisinha e boné vermelho saudando o companheiro presidente, mas o caldo pode engrossar.

A economia da Venezuela - apesar do preço do petróleo nas nuvens -- não está indo nada bem, sobretudo para a população de baixa renda que apoia Chávez. O país é campeão de inflação e desabastecimento. Quando a situação no quintal de casa não é tão boa, a melhor maneira de fazer desviar o assunto é criar litígios e conflitos. É isso o que Chávez faz. O rei está desesperado.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tem um fato importante que pode dizer de que lado o Equador está: três guerrilheiras estão em hospital de Quito, feridas na ação colombiana. Estão sob forte vigilância, mas vamos ver se não vão ser "deportadas" para Cuba, por razões humanitárias... uma delas é mexicana, duas colombianas. Outro fato interessante, é que todos os guerrilheiros mortos fotografados pelo Equador estão em trajes íntimos enquanto as imagens colombianas mostram alguns em trajes militares e nenhum sem eles. Equador teria tirado as roupas para simular que estariam dormindo? Guerrilheiro tira as roupas para dormir?

José Elesbán disse...

Uribe pode ter alcançado popularidade, com o ataque, mas em relação aos governos da América do Sul, ficou isolado.
Uribe começou mentindo para Rafael Correa, depois veio com este papo de 300 milhões do Chávez, e, por fim, com o urânio. Que tal? As FARC vão produzir uma bomba atômica no meio da selva amazônica?