Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 5 de março de 2008

Se Houver um Grito de Guerra, Chávez vai ficar Sozinho


A Folha de S. Paulo tem um jornalista na Venezuela que acompanha a república bolivariana. É o Fabiano Maisonnave que está na fronteira entre Colômbia e Venezuela, no imundo rio Táchira.
A região está em conflito, porque Chávez enviou suas tropas (dez batalhões) para a fronteira. Uribe não fez nada. E nem precisa fazer.

Maisonnave diz que as retaliações de Chávez estão interrompendo o fluxo econômico da região. Um comerciante da cidade de Táchira critica: o ataque colombiano em território equatoriano "não é um problema da Venezuela" e diz que a maioria da população não apóia o presidente no confronto com a Colômbia."Se houver um grito de guerra, Chávez ficará sozinho", prevê, na loja vazia.


A matéria completa aqui.

11 comentários:

Anônimo disse...

Maia

Excepcionalmente entro no teu blog, a primeira e última vez, para t dizer q se quiseres fazer a defesa de narco traficantes, como é, comprovadamente, o caso do colombiano Álvaro Uribi, faça isso no teu blog e ñ no meu. O espaço q criei na internet é exatamente para fazer um contraponto a gente como tu, um "idealista materialista"(?????), notório simpatizante do fascismo, q tenta se travestir de democrata.
Nunca entrei aqui para postar comentários cretinos, como tu fazes no meu espaço, simplismente por q ñ pactuo com o teu modo de "pensar". Ñ preciso da tua "chancela" para meus pontos de vista e tanpouco precisas da minha. Então fica no teu espaço q eu fico no meu. Já t chamei até d filho da puta, mas por uma compulssão q ñ consigo entender, tu estas sempre azucrinando pela globosfera. No fundo, a tua idéia é exatamente essa. Mas se t resta um mínimo de auto respeito e vergonha na cara, ñ posta mais as tuas estultices no meu blog.
Procura a tua turma. Gente q "pensa" como tu, ñ falta para ler as barbaridades q escreves.

Eugênio

"Uribe deve pedir desculpas a Correa que também deveria pedir desculpas a Uribe porque está permitindo e dando guarida às FARC que utiliza solo equatorenho como porto seguro. E as FARC mantém reféns nos acampamentos equatorianos como informa Clóvis Rossi na Folha de hoje com base em depoimento de sequestrado libertado recentemente.
O Exército colombiano invadir território do Equador é condenável, mas as Farc adotarem o mesmo comportamento é aceitável?
E o governo Uribe -- goste ou não -- foi eleito e reeleito pelo povo colombiano. É um governo legítimo. E foi eleito e reeleito exatamente porque tem tido uma postura rígida contra as FARC. É intolerável fazer luta armada contra um governo legítimo. Apoiar a luta armada contra governo legítimo, com faz Chávez e Correa, também é intolerável. Apoiar a causa das FARC é apoiar todas as violações aos direitos humanos praticados pelas FARC, mortes, sequestros, cumplicidade com o narco tráfico, agênciamento de adolescentes filhos de campesinos para suas causas, etc..."

senna madureira disse...

Caro Maia

Esse papo de guerra é uma ópera buffa de todos os lados.

Na América do Sul, apenas o Chile tem forças armadas equipadas para sustentar um conflito, especialmente sua novíssima trota de F-16, com instrutores israelenses, os melhores pilotos do mundo nesse equipamento.

As nossas forças armadas, por exemplo, não agüentam um mês de conflito armado.

É tudo "pé-inchado".

Senna Madureira

Carlos Eduardo da Maia disse...

Eugênio, deixa de ser ingênuo e Stalinista. Se queres transformar teu blog numa propriedade privada irrestrita, problema teu. Se o teu blog não é um espaço aberto faça a moderação dos comentários. Simples como água morna. Ninguém é dono da razão, Eugênio, nem a grande mídia que também manipula, tem interesses e nem a mídia alternativa de esquerda que também manipula e faz seus jogos de interesses. Sempre fui um cara de esquerda e continuo sendo, mas é um imenso desencanto ver certa esquerda compartilhando com movimentos que gostam de interromper o livre fluxo da vida e, inclusive sequestrar inocentes, como fazem esse movimento narco terrorista (como é que as FARC sobrevivem e compram armamentos, EugÊnio???) Ou a gente faz uma discussão aberta, sincera e de esquerda sobre os problemas gaúchos e mundiais ou a gente entra na obscuridão do stalinismo, onde o pensée unique da burocracia prepondera e é sempre a última palavra. Paz na terra, Amém.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Senna, a América Latina não pode ser refém de um bufão (Chávez) e de dois miquinhos amestrados (Correa e Evo) que ainda acreditam que o mundo é dividido entre os bonzinhos e os malvados e os EUA estão sempre do lado dos malvados. Vida longa aos Dantons.

PoPa disse...

Caro Maia, há algum tempo na blogosfera, eu costumava entrar nos sites de esquerda, para comentar e discutir alguns aspectos que julgo interessantes. Nem tudo que eles escrevem é desperdiçado. Mas fiquei pasmo com a violência da maioria deste pessoal e parei, simplesmente, de visitá-los. Prefiro vir aqui, pois fico sabendo das bobagens que eles escrevem através do teu blog. Eu ia fazer uma concessão e visitar o Eugênio, mas ele não deixou o endereço... já apagou teu comentário por lá? No início, estranhei, pois ele fala em defesa de narcotraficantes! Pensei, poxa o Maia está defendendo as farcs???? hehehe. mas não acredito que alguém que saiba ler, escrever e até ter um blog, possa mesmo que longinquamente, ser um simpatizante das farcs. Pode até achar que Uribe é um pau-mandado, um cara que está pensando no terceiro mandato, seilá, mas não pode tentar defender as farcs!!! Ele chegou a tanto?

PoPa disse...

Notório simpatizante do fascismo!!!! hehehehe!

PoPa disse...

Bem, sobre teu post, eu acho que a melhor contribuição que a América Latina recebeu para evitar uma guerra, veio justamente de Bush. Sabes que não sou um grande fã do Bush, mas ele fez o que o Brasil deveria ter feito: defender quem está, realmente, sendo ameaçado de guerra! Há uma despropositada reação do Equador e uma absurda reação da Venezuela no evento. E nenhum deles criticou a invasão das farcs...

Bush veio, então, para colocar a região em paz, novamente. Deixou dito que quem ousar invadir a Colômbia vai se ver com ele. Acho que seria uma situação bem simples, pois o povo venezuelano e acho que o equatoriano também, não iria se movimentar muito para defender seus presidentes. Eles caindo, acaba a guerra.

O problema é que estes loucos podem fazer como fez o Gualtieri, com a invasão das Malvinas. Para continuar no poder, inventou uma guerra. Mas a loucura de Cháves, espero, não irá tão longe.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Prezado Pampa, certos sites alternativos de esquerda pregam democracia, mas no fundo, no fundo, adoram o totalitarismo. É o caso do dialógico (http://dialogico.blogspot.com ). É que tudo de errado que existe no mundo é culpa da Yeda, do Bush, do Uribe (a alegação de que Uribe é traficante é da ex amante de Pablo Escobar, fonte super confiável). Mas continuo sim perambulando e monitorando os sites da nossa esquerda. Tem gente boa, também.

Anônimo disse...

Estive lendo o dialógico - não pretendo voltar lá - e vi que a manipulação de dados continua uma coisa corriqueira. Ele colocou os dados do TSE de doações da Yeda, mas não do PT. Stora Enso doou 23.000 para a Yeda e 24.000 para Olívio. Aracruz doou 280 para Yeda e 160 para Olívio. VCP foi mais esperta, não deu nada para Olívio e 200 para Yeda. O que isto quer dizer? Nada. Ou melhor, as empresas doam para os que têm chances de se eleger. Não quer dizer que a Stora, por ter dado mil reais a mais para o Olívio, que ela morra de amores por ele. Simplesmente, quando se coloca dados assim, tem que se ser coerente e não usá-los - parte deles - para fazer valer uma opinião.

PoPa disse...

Confesso que estranhei as doações das empresas de celulose para Olívio. Elas estão carecas de saber que, eleito, ele correria com elas do Estado.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Popa, não vou resistir. Vou colocar esses teus dados lá... Gracias....