Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 6 de agosto de 2009

2001


Um Grande Filme
Tudo começou porque o homem macaco descobriu (ou inventou?) o artefato. Um pedaço de osso que destroi esqueletos, pode servir como caça, pode se transformar em arma. E aquele momento se tornou um ícone, um monolito, um marco, um momento raro, o início da nossa inteligência e a partir dali o homem macaco começou a fazer e construir história. Os cachorros, até hoje, não conseguem fazer história.

Esse artefato, esse momento de inteligência foi se somando, somando, multiplicando, multiplicando até que em 2.001 o homem viaja pelo espaço, vai até a lua, chega até Júpiter. Somos comandados pelos computadores de última geração, eles têm sensibilidade, a razão está com eles. Mas eles podem se transformar num Hal 9000, um artefato que não é confiável, que foge do nosso controle.

Mas a história é feita de marcos, monolitos, ícones, fontes históricas, "insights". No início de tudo, quando nada existia, quando nosso cérebro não pensava, uma simples descoberta ou invenção se transformava num grande 'insight'. No mundo de hoje, onde tudo é denso, onde já se sabe de quase tudo, esses momentos mágicos de reflexão, essas ideias geniais, essas grandes descobertas ou invenções parecem raras.

Continuamos na eterna repetição, apenas aprimorando o que as outras gerações nos trouxeram. O telégrafo, o telefone fixo, o celular, o twiter, vamos apenas melhorando, aprimorando, qualificando, mas o grande "insight" parece ser coisa do passado.
Grande filme esse 2001 Odisséia no Espaço que, por acaso, assisti ontem.

Nenhum comentário: