Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 12 de agosto de 2009

MST Quer Toda a Southall


O MST invadiu novamente a Fazenda Southall, em São Gabriel, e o assunto é comemorado na Blogosfera da nossa complicada esquerda.

Diz o Diário Gauche e depois comento:
Cerca de 700 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam neste momento (12/8) a fazenda Southall, em São Gabriel, na Fronteira Oeste do RS. As famílias exigem que o governo federal desaproprie o restante da fazenda de 9,2 mil hectares. No final de 2008, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) desapropriou 5 mil hectares da fazenda.A Fazenda Southall não cumpre com a sua função social e por isso deve ser desapropriada. Em uma vistoria no ano de 2007, o Incra constatou crimes ambientais na área. Além disso, o proprietário Alfredo Southall possui dívidas com a União que correspondem ao valor de mercado da fazenda.Atualmente no RS, duas mil famílias estão acampadas em beiras de estrada. Situação que é agravada pelo não-cumprimento do Termo de Ajustamento deConduta (TAC), em que o Incra havia se comprometido a assentar todas as famílias até o final do ano passado. Até agora, apenas 680 famílias foram assentadas no RS.A ocupação da Fazenda Southall em São Gabriel (RS) integra a jornada nacional de luta realizada pela Via Campesina em todo o país. Os trabalhadores exigem o descontingenciamento de R$ 800 milhões do orçamento do Incra deste ano para a desapropriação de áreas para a reforma agrária.Somente no Rio Grande do Sul, duas mil famílias estão acampadas em beiras de estrada.Os protestos também reivindicam a atualização dos índices de produtividade, definidos ainda em 1975, portanto, desatualizados, e investimentos para o fortalecimento dos assentamentos nas áreas de habitação, infra-estrutura e produção agrícola. Parte significativa das famílias acampadas do MST está à beira de estradas desde 2003, e 45 mil famílias foram assentadas apenas no papel em todo o País.

Meu pitaco:
Desapropriou da onde, cara pálida? Houve um acerto entre o Ministro Cassel da Reforma Agrária e o Southall que embolsou uma bela grana, bem mais do que se tivesse vendido no mercado parte da fazenda. Mas os cordeirinhos do MST, doutrinados por pessoas com cérebros algemados, querem mais. Querem a fazenda inteira. Se o Cassel resolver abrir o cofre, como já fez, podem levar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Maia, vc sabe que o Southall fez um baita negócio vendendo pro Incra. Preço acima de mercado, pagamento em cash etc.
Mas o Incra largou as famílias lá. Teve até direito a filmete e fotos "históricas" em alguns blogs mais louquinhos da esquerda. Cadê os blogueiros que antes fizeram depoimentos emocionados de uns magrão que diziam que estavam "entrando pra história" com a tomada de caiboaté. O ministro Cassel e sua corja estavam lá. Todos discursaram legal, beberam pinga e comeram alfaces da economia popular e solidária. Cadê os espertos agora? O assentamento já não colheu as primeiras safras de alimentos? ALiás, colheram algo já ou só nos mercadinhos com a grana do bolsa família?

Como cobrar algo das autoridades?
Como cobrar algo do MST?

PAÍS DE MERDA

Zé da Porteira Quebrada

Anônimo disse...

Acesse o site www.forasarney.com e confira a extensa programação de "homenagens" ao grande lider maranhense no final de semana.

A RECOMENDAÇÃO É QUE TODOS COMPAREÇAM DE PRETO.

São Paulo
Data: 15/08(sábado), l4H
Local: MASP

BELO HORIZONTE
DATA:15/08(Sábado),14H
Local: Praça Sete

PORTO ALEGRE
Data: 15/08 (Sábado) 14H
Local: Arco da Redenção

RIO DE JANEIRO
Data: 15/08 (Sábado) 14H
Local: EM FRENTE AO POSTO 6 (Orla-Copacabana)

SALVADOR
Data: 15/08 (Sábado) 14H
Local: Av. Garibaldi

BRASÍLIA
Data: 15/08 (Sábado) 14H
Local: CONGRESSO NACIONAL

GOIÂNIA
Data: 15/08 (Sábado) 14H
Local: PRAÇA UNIVERSITÁRIA

MARINGÁ
Data: 15/08 (Sábado) 14H
Local: AV. COLOMBO EM FRENTE A UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)

LONDRINA
Data: 15/08 (Sábado), 14H
Local: EM FRENTE AO BANCO DO BRASIL DO CALÇADÃO

CURITIBA
Data: 15/08 (Sábado) 14H
Local: CENTRO CÍVICO (SHOPPING MUELLER)

VITÓRIA
Data: 15/08 (Sábado) 14H
Local: EM FRENTE AO SHOPPING VITÓRIA

RECIFE
Data: 15/08 (Sábado) 14H
Local: AV. CONDE DA BOA VISTA, NA FRENTE DO SHOPPING


SÃO LUÍS
Data: 15/08 (Sábado), 14H
Local: PRAÇA JOÃO LISBOA.