Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Interesses Que Estão Além das Ideologias




A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou ontem o regulamento que permite a utilização da rede de energia elétrica para a transmissão de internet banda larga. Com o sistema, conhecido como PLC (do inglês, Power Line Communications), as tomadas residenciais passam a ser pontos de rede, quando conectadas a um modem. A informação é da Agência Brasil.

Comentário do Diário Gauche:

A tecnologia PLC vai modificar o cenário da internet no Brasil, ampliando a rede mundial de computadores a regiões até agora inacessíveis, e criando melhores condições para uma verdadeira democratização (e barateamento) da web.O sistema PLC vem para abalar mais ainda a hegemonia midiática de algumas poucas famílias oligárquicas no Brasil. A rigor, onde há rede interligada de energia elétrica é possível ter igualmente um computador conectado à internet banda larga, dando novas chances de interação e participação às populações esquecidas, seja nas periferias metropolitanas, seja em rincões remotos do País.

Comentário do Editor do Depósito:

A universalidade dos serviços de comunicação, telecomunicação, de energia, a custo barato é interesse de todos, essa é a verdadeira função social, em tempos de sociedade que deve ser solidária.
Esse é o típico interesse convergente, porque ele produz muito mais bônus para a sociedade do que malefício para certos interesses e concorrência. E que se danem os interesses e as concorrências.
Em outras palavras, a universalização das comunicações ( e tem gente que tem saudade do monopólio das teles) é assunto que está além da ideologia, porque exclusivamente técnico.

É que nem a Receita Federal, não se pode confundir técnica com política. Tem que fiscalizar e sancionar todos, inclusive os grandes sonegadores. Não pode haver diretriz política, viu Dilma?, para impedir a fiscalização dos grandes.

Comemoram certos Blogs da nossa 'complicada' esquerda que existe uma luz no fim do túnel: A universalização da vai causar uma imensa revolução virtual.

Talvez sim, talvez não, quem sabe?
Uma coisa é certa, tudo é muito diversificado, generalizado, reduzido, banalizado.
Quer comprar lobo por lebre?
Hoje se encontra de tudo por aqui, inclusive baboseiras travestidas de altas teses! E o pior, tem quem acredite!

Nenhum comentário: