Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O Cofre do MST



A Revista Veja desta semana traz matéria sobre o dinheiro que financia o MST, essa entidade sem CNPJ.
Da onde vem essa grana?

o MST é movido por dinheiro, muito dinheiro, captado basicamente nos cofres públicos e junto a entidades internacionais. Em outras palavras, ao ocupar um ministério, invadir uma fazenda, patrocinar um confronto com a polícia, o MST o faz com dinheiro de impostos pagos pelos brasileiros e com o auxílio de estrangeiros que não deveriam imiscuir-se em assuntos do país.

Como o MST não tem personalidade jurídica não pode receber dinheiro, mas utiliza para esse fim as seguintes entidades:

Associação Nacional de Cooperação Agrícola (Anca),
Confederação das Coo-perativas de Reforma Agrária do Brasil (Concrab),
Centro de Formação e Pesquisas Contestado (Cepatec) e
Instituto Técnico de Estudos Agrários e Cooperativismo (Itac).

Segundo a Veja:

As quatro entidades-cofre receberam 20 milhões de reais em doações do exterior entre 2003 e 2007. A contabilização desses recursos não foi devidamente informada à Receita Federal.
• As quatro entidades-cofre repassaram uma parte considerável do dinheiro a empresas de transporte, gráficas e editoras vinculadas a partidos políticos e ao MST. Há coincidências entre as datas de transferência do dinheiro ao Brasil e as campanhas eleitorais de 2004 e 2006.
• As quatro entidades-cofre receberam 43 milhões de reais em convênios com o governo federal de 2003 a 2007. Existe uma grande concentração de gastos às vésperas de manifestações estridentes do MST.
• As quatro entidades-cofre promovem uma recorrente interação financeira com associações e cooperativas de trabalhadores cujos dirigentes são ligados ao MST.
• As quatro entidades-cofre registram movimentações ban-cárias estranhas, com vul-tosos saques na boca do caixa, indício de tentativa de ocultar desvios de dinheiro.

Um comentário:

charlie disse...

O MST é a clandestinidade oficializada.