Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Garcia e o Mau Sinal de Obama


Marco - Poc poc - Garcia

Leio no Terra Magazine:

Terra Magazine: O senhor avalia que essas bases na Colômbia comprometem a política externa do presidente Barack Obama para a América Latina?

Marco Aurélio Garcia: Não acho que comprometa, mas não é um bom sinal. Não é um bom sinal porque é algo que poderia ser perfeitamente evitado. Evidentemente respeitamos decisões bilaterais como é no caso entre o governo dos EUA e da Colômbia. O que fizemos foi expressar o nosso ponto de vista de desconforto com essa situação.
Engraçado. O nosso ministro especial para assuntos internacionais não fala nada, se omite em relação ao apoio que os governos da Venezuela e do Equador dão a um movimento terrorista chamado FARC. Parece que os inimigos não são as FARC, mas os americanos....
Quando é que vamos terminar com esse ranço?

Um comentário:

charlie disse...

Acho que algum governo não comprometido com setores da esquerda tradicional teria condições de conduzir uma diplomacia mais racional e pragmática. A administração Lula, apesar de ter abandonado as idéias mais radicais do PT só o fez de forma parcial. O ranço anti-americano ainda é forte em toda a esquerda.