Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Assumo: Eu sou um Liberal de Esquerda


Eu sou um liberal de esquerda de acordo com a definição do filósofo francês André Comte-Sponville (na foto):


"Os liberais de esquerda são os que constatam o fracasso do marxismo, sem renunciar com isso a agir pela justiça (inclusive a justiça social) e pela liberdade (inclusive a liberdade econômica)".

9 comentários:

PoPa disse...

Caro Maia, eu assumo que sou um liberal. Acho que qualquer sobrenome que se coloque é complicado. Como justiça. É justiça ou não é. Justiça social, justiça racial, justiça econômica... são eufemismos que escondem algum tipo de injustiça. Acho que para o liberalismo deve ser mais ou menos a mesma coisa. Ou se é liberal ou não se é liberal. Quanto à justiça e liberdade, concordo, mas sem os "apêndices", pois justiça é para todos e sem distinção e liberdade tem um sentido amplo que inclui a econômica, mas não precisa ser explicitada, como se houvesse a possibilidade de uma liberdade parcial.

Sou, portanto, um liberal que constatou o fracasso do marxismo, o fracasso de outras teorias menos radicais e o fracasso da tentativa de fazer as coisas pelo lado politicamente correto, alegando justiça social e liberdade econômica.

charlie disse...

Pois é. Sou liberal (ou o que chamam pejorativamente neoliberal, e o que o cara talvez chamasse "liberal de direita"), e concordo com o Popa: justiça é justiça. O que chamam "justiça social" via de regra é embuste para políticas assistencialistas (ou paternalistas, ou previdenciárias, ou populistas ou qualquer que seja o nome pelo qual chamam esse tipo de coisa atualmente) caras e ineficientes. E injustas.

Anônimo disse...

A verdadeira origem dos nossos políticos.....

Um dos melhores resumos da situação atual, passada e provavelmente futura do Brasil.

A maioria do povo brasileiro:

- Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas.

- Estaciona nas calçadas, até mesmo debaixo das próprias placas de proibição.

- Suborna, ou tenta subornar, quando é pego cometendo infração.

- Troca voto por qualquer coisa: cesta básica, areia, cimento, tijolo,
dentadura.

- Fala ao celular enquanto dirige.

- Para em filas duplas, triplas, em frente às escolas.

- Viola a lei do silêncio.

- Dirige após consumir bebida alcoólica.

- Fura filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas desculpas.

- Espalha mesas, churrasqueira, banca de camelô nas calçadas.

- Pega atestados médicos sem estar doente, só para faltar ao trabalho.

- Faz gato de luz, de água e de tv a cabo.

- Registra imóveis no cartório num valor abaixo do comprado, muitas
vezes irrisórios, só para pagar menos impostos.

- Compra recibo para abater na declaração do imposto de renda, também
para pagar menos imposto.

- Escreve que a cor da pele é mais morena, para ingressar na
universidade através do sistema de cotas.

- Quando viaja a serviço pela empresa, se o almoço custou $10, pede
nota pra $20.

- Comercializa os objetos doados em campanhas pós-catástrofes.

- Estaciona em vagas exclusivas para deficientes.

- Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se fosse pouco rodado.

- Compra produto piratas com a plena consciência de que são piratas.

- Substitui o catalisador do carro por um que de catalisador só tem a casca.

- Mente a idade do filho para que passe por baixo da roleta do ônibus
sem pagar passagem.

- Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA.

- Frequenta caça-níqueis e faz fezinha no jogo do bicho.

- Leva das empresas onde trabalha pequenos objetos como clipes,
envelopes, canetas, lápis, etc, como se isso não fosse roubo.

- Comercializa os vales-transporte e vales-refeição que recebe das
empresas onde trabalha.

- Falsifica tudo, tudo mesmo. Só não falsifica o que ainda não foi inventado.

- Quando volta do exterior, nunca fala a verdade quando o policial
pergunta o que traz na bagagem.

- Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes não devolve.


E depois querem que os nossos políticos sejam honestos...

Mas isto é impossível, porque os políticos que aí estão, saíram do meio desse mesmo povo.
Ou não ???
E depois se queixam. uiiiiiiiiii



(Autor desconhecido)

Carlos Eduardo da Maia disse...

Popa e Charles, também acho e concordo que justiça é justiça, mas é utópico pensar que estamos todos em igualdade de condições. Uns conseguem bons advogados e outros não conseguem advogados. O cerne de toda a discussão política é o estado. Até que ponto o estado pode interferir na vontade (que não é absolutamente livre) dos cidadãos? Até que ponto o estado pode regular e regulamentar um fato social chamado mercado? Até que ponto o estado deve implementar políticas sociais para diminuir a desigualdade? Sim, esse tipo de política pode fortalecer assistencialismos que podem deixar na inércia parte considerável da população -- que vai ter a tendência de votar no benfeitor. Detesto utilizar a palavra complicado -- que diz tudo, mas não diz nada. Mas nosso Brasil é um pais bem complicado e cheio de eufemismos.

charlie disse...

Por partes.

Igualdade de condições é a verdadeira utopia. Nunca existiu e nunca existirá, pela própria natureza do bicho homem. Cada indivíduo é um universo próprio, com suas limitações e talentos. O que deve existir é igualdade de direitos, e isso não é utopia.

É um fato da vida que algumas pessoas iniciarão a vida em condição mais vantajosa em função de riqueza familiar, mas este problema só pode ser resolvido com a extinção da herança. De certa forma a instituição da herança é injusta, já que o beneficiário não produziu aquela riqueza, mas retirar o direito do indivíduo de repassar o que juntou ao longo da vida para sua prole é uma injutiça ainda maior. Afinal, quem é pais conhece bem qual o principal objetivo da vida...

charlie disse...

Dito isto, a função primordial do Estado (na minha opinião, claro) é garantir que todos recebam o mesmo tratamento aos olhos da Lei.

Estado, a princípio, não deve intervir no Mercado, pois Mercado nada mais é do que uma exteriorização da vontade humana (do contrário, o que seria demanda?).

Diferenças econômicas e sociais é outro fato da vida que sempre existiu e sempre existirá pela mesma razão que é utopia imaginar um mundo em que exista igualdade de condições: pessoas são naturalmente diferentes em seus talentos e limitações e algumas nascem em famílias com mais riqueza acumulada do que outras.

charlie disse...

Claro, um abismo de diferença entre ricos e pobres (ou, no nosso caso, entre ricos e miseráveis) não é algo desejável e, em uma sociedade liberal, não é normal.

Uma das características de uma sociedade com mais liberdade (econômica, política) é justamente uma maior dinâmica na movimentação entre classes de indivíduos independentemente de suas origens econômicas (exemplo são as sociedades ocidentais capitalistas ao longo do século passado).

charlie disse...

Enfim, Estado é um elemento fundamental em qualquer sociedade moderna. É um dos pilares da civilização. A organização política e a Justiça são responsabilidade estatal (e apenas estatal). Mas existem muitos limites.

Saúde e segurança não devem ser monopólio do Estado. Intervenção na economia deve ser mínima. O indivíduo deve ser respeitado no limite em que suas ações não prejudiquem diretamente outros, e isso significa intervenção mínima do Estado nas escolhas individuais (união entre homossexuais, aborto, uso de drogas, eutanásia...)

Acho que vou escrever algo no Bunker sobre o que me leva a acreditar que um mercado livre é melhor do que um controlado, e sobre porque justiça "social" é melhor executada no liberalismo do que no coronelismo, digo!, no populismo, digo!, no estado de bem estar social.. ah! Deu pra entender.

Anônimo disse...

Gripe suína - Jornalista austríaca acusa OMS de genocídio

Jane Bürgermeister, jornalista austríaca, recentemente apresentou acusações criminais junto ao FBI contra a Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização das Nações Unidas (ONU), e vários altos funcionários governamentais e empresariais relativos bioterrorismo.

Jane criou um dossie, entregue ao FBI, que mostra as evidencias de que o virus da gripe suína foi criado em laboratório e usado para exterminar parte da populacao e forcar lei marcial.
"Evidencias de que um sindicato internacional de criminosos corporativos, que se anexaram com altos oficiais do governo dentro dos Estados Unidos, estao levando adiante um genocídio em massa contra as pessoas dos Estados Unidos usando um vírus pandemico artificialmente (geneticamente) modificado, e um programa de vacinacao para causar morte em massa, ferimentos e despovoar os EUA de forma a trasferir o controle dos EUA para a OMS, a ONU e suas forcas afiliadas de seguranca (Tropas da UN e OTAN)"


Uma das acusacoes é contra a Baxter, que enviou 12 kilos de vírus da Austria para vários países, como se fosse vacina. Jane cita também vários atos do governo e leis da ONU que dao poder ao governo, FEMA e a ONU para forcar vacinacao em massa, lei marcial e aprisionamento.

Jane foi despedida do seu emprego de correspondente européia para o site de energia renovável.
Fontes:

Dossie (em ingles)
Bidflu666 - Blog de Jane
Infowars - Jornalista é despedida

http://mathaba.net/news/?x=621102
http://www.youtube.com/watch?v=wHxHmHa9qvs
http://www.torontosun.com/news/canada/2009/02/27/8560781.html
http://www.examiner.com/x-6495-US-Intelligence-Examiner~y2009m7d10-CBS-60-Minutes-300-death-claims-from-1976-swine-flu-vaccine-only-one-death-from-flu

Fonte
Uma Nova Ordem Mundial