Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


domingo, 9 de agosto de 2009

O Massacre de Katyn




Em 1939 a Polônia estava dividida. De um lado os alemães nazistas e de outro os russos bolcheviques. Ambos eram inimigos. Ninguém era bonzinho. Havia um acordo entre Hitler e Stalin.
Em 1940 ocorreu o 'Massacre de Katyn': 22 mil poloneses foram executados com tiro na nuca pelas autoridades soviéticas que ocuparam a Polônia.
Os soviéticos, evidentemente, disseram -- por 4 décadas -- que esse massacre foi cometido pelos soldados da Alemanha Nacional Socialista.
Os executados eram oficiais do exército Polonês, bem como cientistas, proprietários rurais, advogados e padres. Ou seja a elite e a classe média alta polonesa foram as vítimas do massacre de Katyn.

Este terrível fato é tema do último filme do cineasta polonês Andrej Wajda, chamado Katyn, a obra foi indicada ao Oscar de melhor filme estrangeiro deste ano.

O filme é denso, mas recomendo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Três presidentes.
"Gostaria de tratar o senhor José Sarney com elegância e respeito, mas não posso, porque estou falando com um irresponsável, um omisso, um desastrado, um fraco. (...) O senhor sempre foi um político de segunda classe, nunca teve uma atitude de coragem." - Collor, 1989.

"O Brasil é testemunha da brutalidade, da violência, do desatino com que fui agredido por um candidato profundamente transtornado" - Sarney, 1989.

"Nós sabemos que antigamente se dizia que o Ademar de Barros era ladrão, que o Maluf era ladrão. Pois bem: Ademar de Barros e Maluf poderiam ser ladrões , mas eles são trombadinhas perto do grande ladrão que é o governante da Nova República(Sarney)" - Lula, 1987.

Leia mais aqui.