Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Em Tempos de Ramadan















Em janeiro de 1996 conheci três páises muçulmanos: Marrocos, Egito e Turquia. E era período de Ramadan ( Em 2009, o período de Ramadan está acontecendo agora, agosto; em 1996 foi em janeiro) . E quando vinha o pôr do sol as pessoas, famintas pelo jejum, armavam mesas nas ruas para comer alguma coisa.
O que é Ramadan?
No islam.org.br leio que é mês lunar, no qual Deus iniciou a revelação do Alcorão ao Seu Mensageiro, tendo a terra se iluminado com a luz de Seu Criador, essa noite é chamada por "A Noite do Decreto". Situa-se no último terço do mês de Ramadan, por isso os Muçulmanos fazem vigilias nessa noite, com orações, preces, e na recordação de Deus, e a isso está a referência do Profeta Muhammad.
Jejum
No Ramadan, os islâmicos fazem jejum que começa antes da alvorada despontar e acaba logo depois do pôr do sol.
Na wikipedia: O jejum é obrigatório a todos os muçulmanos que chegam à puberdade. A primeira vez em que um jovem é autorizado a jejuar pelos pais constitui um momento importante na sua vida e uma marca simbólica de entrada na vida adulta[1], tendo em vista o que diz no Alcorão: "... e aquele dentre vós que presenciou a Lua Nova deste mês (Ramadan), deverá jejuar, e aquele que se encontrar enfermo ou em viagem, jejuará depois o mesmo número de dias...". Alcorão Sagrado (Surat Al-Baqara - C.2, Versículo 185).
As fotos são do Boston Globe.

Nenhum comentário: