Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 23 de julho de 2008

'Antes que o Diabo Saiba Que Você Está Morto'



'Antes que o Diabo Saiba que Você está Morto' está em cartaz no Brasil desde o início de junho e assisti esse filme ontem, 22 de julho, e a sala estava cheia. Pensei, isso é um indicativo de que o filme é bom.

Bingo, o filme é ótimo. É um trama bem feito dirigido por Sidney Lumet e com a participação de grandes atores: Philip Seymour Hoffman, Ethan Hawke, Marisa Tomei e Albert Finney. Todos eles estão muito bem.


A fórmula do filme é analisar um assassinato que aconteceu por culpa da ganância, dos equívocos pessoais, das histórias incompreendidas de uma família classe média novaiorquina. Presente, futuro, passado, presente, passado, futuro e os personagens interagem nessa trama de suspense que prende o vivente na tela. Eu juro por deus nosso senhor, eu fiquei grudado na tela e não senti o tempo passar.


O crime - aos poucos - é dissecado, esclarecido, o jogo é decidido.


Qual a receita do crime perfeito? Fácil e simples: roubar as joias e a grana da joalheria dos pais. É isso o que decidiram os dois filhos (Philipp Seymour e Ethan Hawke) que precisavam de grana para tocar suas complicadas vidas. Não era mais fácil pedir esse rico dinheirinho diretamente aos pais? Mas o pai, brilhantemente interpretado por Albert Finney, é duro na queda. Dinheiro para os filhos??? Negativo.

Resultado, o assalto é planejado pelos filhos e tudo deu errado. O revólver era para ser de brinquedo, mas o irmão mais moço (Hawke) decidiu contratar um delinquente que levou uma arma verdadeira e a tragédia ocorreu. E uma das vítimas é a mãe dos dois filhos.

E aí começam as complicações. E que complicações!


A história vai, vem, volta, dá rodopios.


E tudo se decide depois de mais de duas horas de filme.


Sinceramente, senhores, esse filme eu recomendo.

Um comentário:

Anônimo disse...

O diabo saber que a gente está morto é um alívio. O problema é ele saber que a gente tá vivo e achar isso divertido.