Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 3 de julho de 2008

Blogs de Esquerda Apresentam Teses Conspiratórias Sobre o Resgate de Ingrid

O encontro de Ingrid Betancourt com os filhos que eram crianças quando ela foi sequestrada. Certa esquerda vê teses conspiratórias acerca de sua liberação. Faz parte.


É impressionante a má vontade dos Blogs de esquerda em relação à liberação de Ingrid Betancourt. O assunto parece ser indigesto. Poucos falam e quando falam dizem que tudo aquilo foi um teatro (será mesmo que Ingrid foi sequestrada???) ou de que Uribe teria pago uma graninha boa para as FARC liberarem Ingrid. E também afirmam que Ingrid deveria ter sido entregue para Chávez e que isso não foi feito, porque Uribe e EUA se opuseram.

O pessoal inventa e inventa bem.

Vejam, por exemplo, o que diz o diario gauche de hoje:

O resgate seria uma farsa e Uribe teria pago pelos reféns

Ontem, quando foi informado pelas agências de notícias que Ingrid Betancourt havia sido resgatada por um comando do exército do narco-presidente Uribe, da Colômbia, eu fiquei com a pulga atrás da orelha. Aí tem, pensei. Pois, hoje leio a seguinte notícia no Estadão:
A versão oficial sobre o resgate dos reféns ainda tem pontos obscuros. “Não descartaria, por exemplo, que o governo tenha negociado com alguns guerrilheiros e feito uma grande oferta para conseguir a sua colaboração”, diz Pablo Casas, da Fundação Segurança e Democracia. Ingrid Betancourt e os americanos seqüestrados em 2002 eram os cativos mais conhecidos da guerrilha e, segundo ele ouviu de ex-guerrilheiros, até pouco tempo contavam com um forte esquema de segurança com três círculos de defesa.
Outra informação que causa estranhamento, para analistas, é que o Exército se infiltrou no estado-maior das Farc no processo para convencer os rebeldes a negociarem com uma falsa ONG. “Recentemente, dois representantes da França estiveram na Colômbia e, segundo a imprensa, contactaram o secretariado da guerrilha”, diz Alejo Vargas, da Universidade Nacional da Colômbia. “É possível que eles tenham tido um protagonismo, voluntário ou não, no resgate.
Outro fato intrigante é que, ato contínuo ao anúncio oficial pelas agências internacionais, o presidente Sarkozy, da França, já estava empertigado junto aos filhos de Ingrid Betancourt, tentando angariar popularidade na carona do suposto “resgate”.
De qualquer forma, foi um astucioso golpe de mão de Álvaro Uribe, seu terceiro mandato (inconstitucional) já é pule de dez. Outro fato que chama a atenção pela sincronia perfeita das ações espetacularizadas é que o presidente Bush correu para anunciar que Uribe era um presidente exemplar blablablablá.
Como dizem os italianos: “Si non è vero, è ben trovato” (se não é verdade, é bem inventado).


Comentei esse assunto com a seguinte postagem lá no gauche:


Interessante que a mídia alternativa de esquerda não festeja a liberação de Ingrid. Por que será? Porque inegavelmente, a liberação dela, reconhecida pela própria Ingrid, foi um sucesso. E o principal ator responsável por esse sucesso é Alvaro Uribe e o Plan Colómbia. É evidente, é lógico como 2 mais 2 são 4 que houve participação nesse resgate de militares e estrategistas americanos. Eu não tenho dúvida nenhuma disso. Se Uribe deu dinheiro ( O Chávez não deu dinheiro para as FARC???) para libertar Ingrid ou cooptou o pessoal das FARC é questão menor. O que eu achei pitoresco é o uso da camiseta do Che Guevara por parte do exército colombiano. A camiseta do Che Guevara libertou a Ingrid, quem diria!!!! Temos todos que comemorar essa grande vitória contra a intolerância....


E o Druida Panoramix veio com essa:


O sujeito quando não quer enxergar e procura tumultuar não tem jeito! Tu pode mostrar que o mundo tá desabando que ele não vai ver! A questão não é esta cidadão CEM - a libertação da futura Presidente da Colômbia (acho que o títere Uribe não se deu conta disto) era questão de tempo, assim como a dissolução das FARC! Ela não foi entregue antes porque o governo Yanke/colombiano não deixou - ela seria entregue para o Chavez. Era moeda de barganha. Entendeu? Tudo isto é teatro pros trouxas! E o que mais me preocupa no momento é o fato de saber que a via-lactea não é completamente redonda como se pensava. Foi divulgado pela NASA hoje. E agora..o que eu vou fazer?


Meu comentário ao Druida:


Quer dizer, então, Panoramix que as FARC não entregaram Ingrid para Chávez, porque Uribe e EUA não aceitaram? Nâo tem nada a ver o raciocínio, porque era um ato exclusivo das FARC. Existe uma relação muito mais amiga entre FARC e movimentos bolivarianos pró Chávez do que FARC e Uribe e EUA (esses são inimigos declarados). Interessam as FARC fortalecer Chávez e enfraquecer Uribe. TEu raciocínio, Panoramix, não fecha mesmo. Encontra outro que este não deu. . Quem liberou Ingrid foi Uribe e o Plán Colómbia. E a própria Ingrid reconhece isso. Podem apostar, Ingrid vai ser uma personalidade política importante daqui para a frente no jogo de xadrez sul-americano e já se viu que ela tem posições políticas bem definidas...

Nenhum comentário: