Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 8 de julho de 2008

Separando o Joio do Trigo


A prisão de Dantas nada tem a ver com o Mensalão como anunciaram por ai. A história ainda é meio nebulosa. É sabido que Naji Nahas trabalha para Dantas e ambos davam dinheiro para Celso Pitta, ex prefeito de São Paulo. Como Dantas participou ativamente do processo de licitação das telefônicas, alguns Blogs de esquerda estão retomando aquela velha discussão a respeito das privatizações que eles chamam de privataria.

Anuncio aqui minha defesa em relação a privatização do sistema Telebrás. Foi importantíssima para o desenvolvimento do Brasil na última década.


A desestatização do sistema Telebrás foi extremamente necessária. Ninguém - sem exceções - pode ter saudades do monopólio estatal das teles que alijava a população de baixa renda do importante serviço de telefonia. Mas privatizar serviço público importa em fazer licitações e concessões e muita gente se habilita, inclusive os picaretas. Um dos picaretas que se habilitou foi Dantas. Mas o sinal vermelho de alerta ecoou nos ministérios do governo FHC. Era necessário estancar -- pela via política -- a perigosa voracidade de Dantas. O que se fez? Chamou-se os famosos e poderosos Fundos de Pensão das Estatais (PREVI, FUNCEF e PETRUS) para participar do processo de privatização (a interceptação da conversa telefònica do ex ministro Mendonça de Barros revela exatamente isso). E lá esses Fundos Estatais participaram e compraram fatias enormes das concessionárias e permissionárias desse serviço (que continua sendo público) mas concedido à iniciativa privada. Mas essas fatias foram compartilhadas também por Dantas que de negociatas e negociatas assumiu o poder da Brasil Telecom, até que foi de lá retirado pelos Fundos de Pensão das Estatais e pelo Citibank. Para quem quiser melhor entender as negociatas e picaretagens de Dantas recomendo as matérias do Bob Fernandes no Terra Magazine. Estão supimpa.

Nenhum comentário: