Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 3 de julho de 2008

O Xeque-Mate de Alvaro Uribe

Ingrid e o Ministro da Defesa do governo Uribe.

Assisti ontem no início da noite os pronunciamentos dos reféns e da própria Ingrid Betancourt no aeroporto de Bogotá. Lá ela encontrou sua mãe, seu marido e o Ministro da Defesa do governo Uribe. Foi emocionante. Depois que todos os sequestrados falaram poucas palavras, algum deles estavam no cativeiro desde 1999 (há 9 anos) foi a vez de ouvir a voz de Ingrid. E ela falou.

Ela agradeceu a quem? Ao Presidente Uribe, porque a operação de resgate foi realmente fantástica, nenhum tiro foi dado. Agradeceu à mídia, porque se não fosse a mídia ela estaria morta. Agradeceu ao governo francês, inclusive o do Chirac. Perguntada sobre as FARC ela disse, a reeleição enfraqueceu as FARC, porque quando não havia a reeleição, havia sempre uma pausa, um descuido entre um governo e outro. E essa pausa que era necessária para a guerrilha novamente se aparelhar e se reestruturar não aconteceu porque Uribe foi reeleito e a repressão às FARC continuou. Ao falar sobre Chávez ela agradeceu o apoio do presidente venezuelano, mas advertiu: a Colômbia elegeu Uribe como presidente e não às FARC e tanto Chávez como Corrêa devem respeitar a soberana vontade do povo colombiano. Falou e disse.

Outro ponto interessante é que o pessoal das FARC entregou os reféns a um disfarçado grupo "de direitos humanos" que usava camisetas do Che Guevara. Quem diria, as camisetas de Che serviu de disfarce para a liberação de Ingrid.

Nenhum comentário: