Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 24 de julho de 2008

Cavalo-de-Pau de Transatlântico


Dizem por ai que o Banco Central deu cavalo-de-pau em transatlântico, porque aumentou a taxa básica de juros em 0,75%. Os juros básicos hoje no Brasil são de 13% ao ano.

O diário gauche lançou o seguinte post em vermelho bem vermelhado. Eu comento depois:

O governo do presidente Lula faz um esforço danado para retomar o crescimento do País – que está estagnado há quase três décadas –, investe no PAC, quer nomear um ministro-gerentão para os programas da área social, e dá mostras efetivas de que está empenhado em um novo ciclo virtuoso de desenvolvimento, mesmo que não seja um crescimento sustentável e economicamente justo (mas isto é outro assunto).
Entrementes, o Banco Central faz esse verdadeiro cavalo-de-pau em transatlântico, ao elevar os juros de forma a conspirar contra tudo aquilo que representa vencer uma estagnação que só beneficiou o capital financeiro, os rentistas e especuladores de sempre.
Quando Lula estava prestes a vencer as primeiras eleições, em 2002, foi muito criticado exatamente por essa metáfora da manobra brusca no transatlântico. Sempre conciliador, Lula não fez nada disso que os eternos alarmistas da direita apregoavam.
Pois bem, e agora? Quem faz malabares de risco com a economia brasileira, em nome de conter o velho dragão inflacionário?
Os malabaristas do risco são os de sempre, os que não querem trabalhar e vivem de rendas auferidas por meios suspeitos e impublicáveis.
Foi noticiado semana passada, que a cidade de São Paulo ultrapassou Tóquio e Nova York no número de helicópteros que a utilizam como base de operações.
Dois fenômenos básicos contribuem para esse “milagre dos emergentes brasileiros”: o processo selvagem e desenfreado das privatizações no governo FHC, e as gordas vantagens comparativas amealhadas pelo capital financeiro nestes trinta anos de estagnação econômica.
A novíssima classe dos altos estratos neo-oligarcas do Brasil aspiram precisamente o que está ocorrendo no País:
a) tolerância jurídica e policial para as suas operações heterodoxas (o deputado tucano Raul Jungmann é o porta-voz destes insopitáveis anseios de classe, hoje);
b) um Banco Central independente que seja instrumento ativo (e agressivo) de política monetária em favor da hegemonia do capital financeiro e seus satélites;
c) uma mídia combativa e militante que sustente um discurso de justificação ideológica no sentido de provocar alarmes continuados de que o combate à inflação é o grande dever patriótico do momento.
O Banco Central do Brasil ontem provou que é um território liberado do capital financeiro internacional, encravado no coração da República do Brasil.
Ninguém pode com o Banco Central, nem Lula.

Voltei.

Carambas, e a inflação? Esse monstro oculto que abocanha o salário da população de baixa renda e que o governo do PT anda descuidando, não vale um centavo? Ou vamos dizer que inflação é invenção do PIG? O governo do PT segue a mesma política econômica do governo tucano. É exatamente a mesma. É uma continuação. É inegável que o Brasil se desenvolveu muito econômica e socialmente nos últimos anos, graças, inclusive às privatizações, mas tem gente que tem saudades de outros tempos que não existem mais, dos tempos em que o estatismo, o empreguismo, a burocracia e a burrice tomava conta de tudo. Resquícios desse tempo ainda existem, mas ele não volta. Recomendo sobre este assunto o artigo do Delfim - e não sou fã dele - de ontem na Folha aqui.

3 comentários:

ZEPOVO disse...

Mais uma vez corro o risco ser ser cínico:
O PT, Lula no caso, sabe que a Nobreza brasileira não pode ser contrariada, muito menos vencida. Sabe que os miseráveis precisam de ajuda, o que faz muito bem, ao mesmo tempo que é criticado pelos que pensam ser elite.
Os que estão no meio,que não sãoexatamente a classe média,que se virem, mesmo porque são os críticos de Lula.

PoPa disse...

Há uma diferença, sim, da política monetária tucana e lulista. Nuncaantesnestepaís a dívida interna esteve tão alta. E sem motivos, digamos, normais, para que isto tenha ocorrido. E é esta dívida e não os que criticam Lula, que tem feito com que a situação brasileira não apresente um horizonte tão promissor como nos últimos anos.

A inflação está sendo apressada por este problema que ninguém fala, nem a oposição...

Pau de cavalo disse...

pau de cavalo cápsula

Pau de cavalo Funciona

Pau de cavalo