Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 22 de julho de 2008

Salvatore Alberto


Na apertada e mal cheirosa cela de Bangu 8 está um cidadão italo-brasileiro chamado Salvatore Alberto que nasceu em Milão no ano de 1944. Deprimido, ele fica deitado na desarrumada cama e lamenta. Ele não se conforma de ter ido passar um maldito fim de semana em Mônaco. Deveria ter ficado na Itália, país que o acolheu e onde ele se encontrava seguro. Preso pela Interpol esse senhor de 1,90 m de altura foi obrigado a voltar ao Brasil de vôo comercial como qualquer vivente.
Vida de preso não é mole em nenhum lugar do mundo. Vida de preso no Brasil é muito pior. Vida de preso em Bangu é o pior dos piores.
Salvatore enxuga a testa, olha para o teto e lembra sua história de vida.
Na década de 50, a empresa do velho Luigi Cacciola, pai de Salvatore, faliu na Itália pós guerra. O velho resolveu imigrar para o Brasil e mais tarde desembarcou aqui sua família. Salvatore - adaptado a vida tupiniquim - ingressou no mercado financeiro e fez carreira. Trabalhou em corretoras e fez seu próprio banco, o Marka. Em 1993, o italo-brasileiro foi sequestrado e ficou 4 dias no cativeiro em São Gonçalo-RJ e conseguiu fugir dos algozes. A partir dai resolveu andar apenas de helicóptero. Em 1996 Salvatore casou com a Miss Brasil de 1981, a gaúcha Adriane Alves de Oliveira. O casamento durou 10 anos.
No ano de 1999, Fernando Henrique Cardoso é reeleito presidente do Brasil, era tempo de paridade cambial, mas a economia do país vai mal. Empresas exportadoras não conseguem vender seus produtos lá fora. As falências estampam nas capas dos jornais e aumenta o desemprego Não havia outra maneira, teria de haver imediatamente -- após a reeleição, of course -- a desvalorização do real. O mercado financeiro se preparava para a medida, menos dois bancos: o Marka de Salvatore e o Fonte Cidam, que acreditavam na estabilidade do real.
Na tarde do dia 18 de janeiro de 1999 foi introduzida no Brasil a livre flutuação do dólar, que ocorre até hoje. Resultado, os bancos Marka e Fonte Cidam foram à bancarrota. A diretoria do BACEN, capitaneada por Francisco Lopes, resolve socorrer o Banco Marka e desembolsa 28 milhões de reais de dinheiro público. No final das contas, segundo alguns cálculos a operação de socorro aos bancos Marka e Fonte Cidam trouxe um prejuízo aos cofres públicos de 1,5 bilhão de reais. Esse negócio, evidentemente, é muito questionado, porque a cotação do dólar da operação é bem inferior à cotação do câmbio do dia.
No parlamento se forma a CPI dos Bancos. Cacciola é ouvido e depois resolve passar um tempo no Kur Hotel em Gramado para emagrecer e desestressar. É preso pela Polícia Federal. Foi o primeiro banqueiro a dormir numa cela de prisão no Brasil. Salvatore Alberto fica 37 dias na prisão e consegue um habeas corpus com o Ministro Marco Aurélio no STF. Salvatore foge para a Itália onde passa a morar como cidadão italiano. Até que um belo dia resolve passar um fim de semana em Mônaco. Está em Bangu 8.
Salvatore vira para o lado, não consegue dormir. Daqui a pouco o jantar vai ser servido.

Nenhum comentário: