Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Aprovado o Projeto do Pontal do Estaleiro




A Câmara de Vereadores de Porto Alegre votou hoje o projeto de lei que modifica a área do Portal do Estaleiro, tornando-a comercial e residencial.

Este Blog sempre foi favorável a esse projeto.

Durante minha tarde de trabalho passei ouvindo os debates. E agora a noite, ao chegar em casa, sintonizei no canal 16 da Net e passei assistindo aos debates. Não tenho dúvida, é uma ópera bufa.

As 'organizadas' fazem barulho para os dois lados. Os "movimentos sociais" gritam e apitam: "se o Pontal passar a cidade vai parar".

Os arranjos regimentais permitem que se faça o torto e o errado para que o projeto não vá para votação. Os vereadores que defendem o interesse dos empreendedores são chamados de vendidos e corruptos.

E o debate se torna agressivo:

A bancada do PT - que é contra o projeto - tenta ideologizar a discussão e tranca a votação em nome da 'vontade popular'. Esse pessoal sempre acha que está fazendo história. Qual história? Os debates estão encerrados e o vereador Nedel pede que se proceda imediatamente a votação. É atacado violentamente pelo vereador Marcelo Danéris (vice de Rosário) que faz um discurso panfletário e foi aplaudido pelos 'movimentos populares".

E os requerimentos de adiamento por 5,4,3,2 e 1 sessões vão sendo rejeitados. E novamente vão sendo apresentados e os discursos da tribuna falam de tudo: dólar na cueca; os espigões são os responsáveis pela crise internacional; é ridículo um projeto que vá beneficiar uma minoria que vai ter direito a ter uma sacada para o lago Guaíba etc.

Enfim, o projeto foi a julgamento e foi aprovado por 20 a 14. O vereador Adeli Sell, do PT, faz uma manifestação de voto. Ele votou contra por imposição da bancada, mas é a favor da ocupação daquela área para fins comerciais e residenciais. Disse também que na época que era secretário do prefeito Tarso Genro sugeriu a desapropriação daquele terreno, mas a prefeitura não tinha grana. E continua não tendo.
Sinceramente, os argumentos contrários ao projeto são apenas preconceitos contra o capital, o privado, ao empreendedorismo, o poderio econômico.
Apenas isso e nada mais do que isso. Porto Alegre patina no terrorismo ideológico. Até quando?

Um comentário:

Anônimo disse...

Imaginei que talvez houvesse alguma objeção de caráter ambiental, algo concreto. Mas não. Eu só vi a mesma ladainha ideológica de sempre.

Pelo menos dessa vez a razão atropelou a idiotice.