Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Somos Os Eternos "Tadinhos"


Supermercado saqueado em Itajaí: comerciantes estão com medo de abrir as portas em regiões alagadas. Os saqueadores carregavam gêneros alimentícios, bebidas, material de limpeza e higiene, além de dois aparelhos de TV de plasma, uma geladeira e utensílios domésticos.
Polêmico e sincero artigo de David Coimbra publicado hoje na ZH. Eu concordo com ele. Existe sim no Brasil uma cultura de que a culpa nunca é nossa. É sempre dos outros. David colocou os pingos nos is.

Pobres Coitados

Ah, o povo. O brasileiro sempre fala no povo como uma gigantesca e impalpável entidade subalterna a outra entidade não tão gigantesca, mas igualmente impalpável: a malévola “Eles”. “Eles” se aproveitam da ingenuidade do povo, “Eles” são corruptos, “Eles” é que estragam um país tão rico e belo, “Eles” não sabem aproveitar as qualidades dessa gente inzoneira, feliz e criativa.Quem são Eles?Os governantes, os chefes, as autoridades. A responsabilidade é toda deles.O brasileiro ganha mal? A culpa é do patrão que o explora. Mora mal? Por causa do Estado, que não financia a Habitação. As filas, a violência urbana, a sujeira das cidades, a carestia – Eles são culpados. A razão do problema nunca está no brasileiro, está fora dele.Agora mesmo, milhares de brasileiros foram vitimados pelas enchentes em Santa Catarina, e parece que neste caso não dá para atribuir a culpa a ninguém, senão à Natureza inclemente. Aí, como reagiram alguns brasileiros à tragédia que martiriza seus semelhantes? Comerciantes aumentaram os preços dos alimentos e da água potável – li que um litro de água chega a ser vendido a R$ 14. Flagelados não abandonam suas casas com medo de que sejam arrombadas. Depósitos de mercadorias estão sendo atacados. Vi fotos de gente levando produtos de saque pela rua dentro dos próprios carrinhos dos supermercados. Não eram alimentos. Eram TVs de tela plana, eletrodomésticos e bebidas alcoólicas. Uma farra. Para arrematar a festa, os caminhões que tombam nas estradas são saqueados pelas comunidades lindeiras às rodovias e pelos outros motoristas.É o brasileiro que faz tudo isso. Não são os chefes, nem os patrões, nem os governantes que estão espoliando flagelados, roubando motoristas acidentados ou invadindo casas, supermercados e depósitos. Não são “Eles”. É o brasileiro. O povo. Por sua conta e iniciativa, sem que ninguém ordene ou o obrigue.O que são essas pessoas que saqueiam caminhões tombados ou casas abandonadas?Não são oportunistas. São ladrões vulgares.O que são os homens que aumentam o preço da água potável que saciará a sede dos flagelados?Exploradores cruéis.Não são coitadinhos. São mesquinhos, gananciosos e desprezíveis. São grosseiros, velhacos e baixos. São a ralé. A escória da raça humana. São grande parte do povo brasileiro.

3 comentários:

Anônimo disse...

Lindo. De vez em quando surge uma criatura racional para dar nos dar um tapa na cara.

Mas uma curiosidade sobre saques durante ou após tragédias: Acontece em todos os lugares, ricos e pobres, civilizados ou bárbaros. Aconteceu nos EUA, depois do Katrina. Quando um avião cai, os saqueadores as vezes chegam antes que o resgate.

Em qualquer grupamento humano, uma boa porcentagem será de formada por uma corja escrota.

Anônimo disse...

Davi bateu na tecla certa. Aliás, cada povo tem o governo que merece, não é mesmo? Nós colocamos estas nulidades no governo e temos que aguentar isto tudo...

Carlos Eduardo da Maia disse...

O Congresso Nacional é o espelho do povo brasileiro. E a gente critica os nossos políticos, mas fomos nos que colocamos eles lá. Está na hora do Brasil se olhar no espelho, se olhar para si e ver que não somos o pais lindinho. Somos um país com problemas e muitos desses problemas são causados pela nossa omissão e pela nossa pouca ação. Realmente muito bom o artigo do Coimbra. Dez.