Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 21 de novembro de 2008

O Medíocre Ensino Público do RS É Destaque no ENEM


Leio na Zero Hora de hoje que:


O Rio Grande do Sul deve ao ensino público o resultado de destaque que obteve no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2008 divulgado ontem à noite pelo governo federal. Os gaúchos têm a melhor média geral entre os 2,9 milhões de brasileiros que prestaram a prova. Mas, analisando-se as diferentes redes, o Estado ocupa a primeira colocação na educação pública, e a 10ª posição do país na particular – mantendo os mesmos desempenhos de 2007.


Eis ai uma boa notícia para o RS. Mas nem tão boa assim. A média alcançada pelo Rio Grande, a melhor nacional, nas escolas públicas é baixa, 45,06, numa escala de zero a cem. Isso no meu tempo de colégio significava reprovação. Na prova de redação, a média das escolas públicas gaúchas, também a melhor nacional, é de 62,57.


O RS, em termos de Brasil, se encontra em posição privilegiada no ensino público. A 10ª colocação conquistada pelo RS no ranking do Enem de escolas privadas não mostra a realidade dos fatos, porque não esse não é obrigatório, mas serve para demonstrar a qualidade das escolas. Têm colégios que convocam os melhores alunos para fazer esse exame e depois estampar nas capas dos jornais que o colégio tal tirou tal lugar no Enem entre as escolas particulares.

Nenhum comentário: