Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Dia da Consciência Negra



Racismo é o fim da picada.

2 comentários:

Anônimo disse...

Preconceito é uma coisa que está entranhada na consciência humana. Todos nós temos nossos preconceitos e precisamos lutar contra eles todos os dias. Temos preconceitos contra os guardadores de carro, mas não sabemos se ali está um pai de família que não consegue emprego regular; temos preconceito contra invasores de terras, mas não sabemos o que os levou a isto; temos preconceito contra velhos quando somos adolescentes e contra adolescentes quando somos velhos... estes, até dá para entender, mas preconceito contra a cor da pele é algo indefinível, abjeto, mas as políticas atuais o fazem ainda mais visível e até o alimentam. Particularmente, não acredito no racismo no Brasil, como é dito. Existe, é fato, mas é mais uma discriminação social que propriamente uma discriminação racial. Negros com boa posição social não são barrados em nenhum lugar. A classe rica e média alta tem preconceito é com o pobre, com o mal vestido, com o subalterno, seja ele de que cor for! Digamos, a classe A e B. Quem, como eu e a maioria das pessoas destepaís já não foi discriminado, de alguma maneira, por algum destes privilegiados? Quem, ao volante de seu carrinho comum não foi olhado com desdém por alguém em um importado top de linha?

Preconceito existe, mas não com o enfoque que querem dar nos últimos anos, nestepaís. Eu não acredito em racismo, porque não acredito em raças humanas. Somos uma única raça. Simples assim!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Belas palavras, Popa. Acho que existe no Brasil é um certo preconceito em relação aos que não tem grana. Mas existe sim, infelizmente, um certo racismo em relação a cor, inclusive entre as pessoas da população de baixa renda. E também existe um "racismo" alimentado por uma certa esquerda complicada contra o chamado 'homem branco'. Aliás, esse tipo de racismo contra a população branca é muito comum na Africa. A verdade é que tem muita gente que lucra alimentando os ressentimentos. E isso é complicado.