Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Pisando na Bola



Traição étnica


O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Hussein Obama II, perde – a meu juízo – metade da credibilidade e capital político pelo simples fato de ter uma companheira que alisa os cabelos afro. A mulher e as filhas de Obama querem ter cabelo de mulheres brancas. A intenção escorre (mal) de suas cabeças. Mulher bonita, meninas saudáveis e graciosas, mas com cabelo alisado. Assim, não dá.A renúncia à própria estética étnica é um fator de servidão mental que deve ser combatida na subjetividade dos indivíduos, especialmente, em alguém que consegue tantas vitórias políticas, eleitorais, na afirmação da personalidade pública e etnicidade pessoal.Uma coisa jeca, uma traição à negritude. Mas que pode ser revertida, ainda é tempo.


Post do Diário Gauche de hoje.

Que mania é essa de dividir as pessoas? Negros não podem alisar cabelos, daqui a pouco vão dizer que brancos não podem tomar sol ou encrespar os pelos. O passado de lutas já passou. É passado, fez história e está lá na prateleira da antiguidade. A história a ser construída hoje é outra. Obama não vai alimentar divergências e antagonismos, mas construir convergências. Foi por isso que ele foi eleito.

5 comentários:

Anônimo disse...

Comentário absolutamente imbecil. Agora o negro que alisa o cabelo é algo como traidor da raça? Que asneira racista é essa?!

Ô, cara, na boa. Ler esse tal Diario Gauche é perder tempo. Nunca li algo que preste ser publicado no lugar.

Carlos Eduardo da Maia disse...

O mundo é feito de contradições, Charlie. Talvez o meu ranço de ex esquerdista tenha mantido minha fé na dialética. Talvez. Como não acredito em religião e nem em ideologia, tenho fé na salvação das almas. Aleluia, irmão!!!!

Anônimo disse...

As contradições sempre existem. Eu discordo de ti em alguns pontos, mas não sinto ojeriza quando leio teus textos, ou de outros que não compartilham minhas idéias. Mas esse povo do DG é insuportável.

Uns anos atrás alguns radicais tentaram estabelecer comunicação através do meu antigo blog, mas não deu muito certo.

PoPa disse...

Desta vez, o Gauche se superou! Traição étnica???? há!

Nesta linha de raciocínio, mulheres que usam maquilagem estariam fazendo algum tipo de traição estética também! Um índio com roupas também poderia ser enquadrado na mesma categoria de traidor...

Silvestre Gavinha disse...

Bem,tenho que concordar com as outras espinafradas... Nada a ver essa história de elas não poderem alisar o cabelo.
Para as mulheres cabelo é uma questão completamente à parte de qualquer outra coisa.
Pelamordedeus.
É como defender as cotas de afro descendentes na universidade. Racista é o texto.
Concordo com o que escreves depois. Esperemos mesmo que Obama se comprometa e construa convergências e quem sabe instale finalmente a "nova ordem mundial".
Um abraço
Marie