Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 14 de novembro de 2008

"Parasitas" Necessários



A ilustração e o post abaixo eu pesquei do Diário Gauche. Comento depois.

Uma classe de parasitas

“O sistema de crédito centralizado nos bancos nacionais e os detentores do grande capital que o rodeia, dá a esta classe de parasitas um poder fabuloso, não só para controlar os capitalistas industriais, mas também para intervir diretamente na produção da maneira mais perigosa. Esta gente nada sabe sobre produção e nada tem a acrescentar sobre isso”.

Karl Marx, O Capital, vol.3, cap.33


Tem que ter cuidado com o livro 3 do capital, porque quando sua edição o Karl já estava no céu. Seu complicado amiguinho, filho do dono da fábrica na Renânia do NOrte, é que tratou de revisar, editar e publicar. Essa frase citada é típico do Fried. Quem conta episódios fantástico da vida dos dois é o Edmund Wilson num livro monumental: "Rumo à Estação Finlândia".

A sociedade moderna é de prestação de serviços. Ela gira em torno do mercado financeiro. Qualquer empresário, empreendedor, prestador de serviço, profissional liberal, empregado necessita do banco para realizar inúmeros serviços: poupança, financiamento de todos os tipos, capital de giro, desconto, conta corrente, cartão, câmbio de exportação e outros serviços que os bancos fazem. Qualquer armazém da esquina vai necessitar do banco para tocar suas atividades. Portanto dizer que banqueiro é parasita é cair na simplorice do discurso panfletário.

Nenhum comentário: