Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 25 de novembro de 2008

Bob Wilson é Muiiiito Slowwww


Terminou ontem a edição do Fronteiras do Pensamento versão 2008. Dizem que tudo vai mudar em 2009. O que se verificou é que o público diminuiu consideravelmente nos últimos eventos. Por que será? Houve um certo desinteresse em relação aos palestrantes e os assuntos tratados, sobretudo os da parte estética. O marco divisor talvez tenha sido a complicada palestra do dramaturgo Gerald Thomas que mandou todos às favas e saiu do palco sem dizer boa noite. Na noite de encerramento de ontem, foi a vez de outro dramaturgo, o americano texano Robert Wilson.


Bob Wilson entra no palco olhando para baixo e fica estático por alguns bons minutos. A platéia fica ansiosa. De repente ele faz um gesto brusco com as mãos e grita, como se tudo aquilo fosse um horror. Assim iniciou a palestra de Bob. Ela teve altos e baixos. Os pontos nobres ficaram por conta de suas experiências pessoais, como adotou o menino negro e surdo chamado Raymond que mudou a vida de Bob. Raymond não sabe ler e nem o significado das palavras. A linguagem de Raymond são os gestos das pessoas, suas posturas e talvez até.... suas energias. Foi a partir desse contato que Bob teve com Raymond que ele começou a fazer suas peças de 4, 5, 7, 9 horas ou de 7 dias. É tudo muiiiiiito slow. É o que todos dizem sobre as peças de Bob Wilson. Tudo muiiiiito devagar. Quase nada acontece. As pessoas ficam ali estáticas num palco mudo e sem palavras.


Dizem que Bob Wilson vem a Porto Alegre para o próximo "Em Cena". As tratativas estão avançadas anunciou ontem o Luciano Alabarse que trata do assunto. Vamos ver quem aguenta ficar 7 horas num teatro assistindo a uma peça estática e very, very, very slowwwwww?

Nenhum comentário: