Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Piratas Somalis


Piratas somalis são apresentados em delegacia de portos em Mombasa, Quenia. Os oito suspeitos estão presos no local após serem entregues pela Marinha Real britânica. Eles foram capturados pela tripulação do navio de guerra HMS Cumberland enquanto tentavam seqüestrar um cargueiro em águas quenianas. Outros três piratas morreram na ação.



Enganam-se aqueles que acham que o mundo dos piratas pertence ao passado e as historinhas infantis. Os piratas modernos não tem olho de vidro, perna de pau e nem cara de mau. Os piratas modernos vêm de um dos países mais pobres do mundo, a Somália que fica ali no chifre da Africa. Quem quiser ver um filme legal sobre a Somália que tire na locadora a obra de Ridley Scott: Falcão Negro em Perigo sobre a fracassada operação americana em Mogadíscio na guerra civil de 1993. Baita filme.




Após roubarem um dos maiores cargueiros do mundo, os piratas da Somália voltaram a atacar nesta quarta-feira seqüestrando um pesqueiro da Tailândia e um cargueiro de Hong Kong. Ao menos 41 pessoas estavam a bordo dos dois navios.
As duas embarcações viajavam rumo ao Oriente Médio e foram seqüestrados no litoral somali de Áden quando foram atacadas ontem à tarde, informou o Escritório Marítimo Internacional.
O cargueiro de Hong Kong, operado por uma companhia iraniana, viajava com 25 marinheiros a bordo, e o barco pesqueiro, com bandeira de Kiribati, com 16.
O barco pesqueiro ainda conseguiu informar que duas lanchas rápidas tripuladas por cinco ou seis piratas, cada uma, estavam abordando a embarcação antes que as comunicações fossem cortadas.
O Escritório Marítimo Internacional ainda não sabe se alguém ficou ferido em algum dos seqüestros.
No fim de semana, piratas da região tomaram o superpetroleiro saudita Sirius Star. O ataque é considerado o ápice da escalada de ataques piratas na costa leste africana, considerada uma das rotas mais perigosas para navegação no mundo --o golfo de Áden.
A região da costa da Somália, no golfo de Áden, fica entre o Oceano Índico e o Mar Vermelho, e é rota obrigatória para os navios que seguem a caminho do Mar Vermelho para atravessar o canal de Suez e chegar ao Mediterrâneo.
Rotina de ataques
Os ataques piratas na região do Chifre da África tornaram-se uma preocupação mundial este ano, com o aumento de 75% dos casos na costa da Somália, segundo o Escritório Marítimo Internacional.
Piratas aproveitam a situação de caos causada pela disputa militar entre o governo da Somália e rebeldes islâmicos para transformar parte da costa do país em refúgio.
Atualmente, há dezenas navios seqüestrados, com mais de 200 tripulantes reféns. Como os seqüestradores estão bem armados, com metralhadoras, granadas e lançadores de foguetes, as forças estrangeiras na área evitam o confronto direto, enquanto os proprietários negociam o pagamento de resgates.
Pescado do Folha/Uol

2 comentários:

Anônimo disse...

O filme é ótimo! Gosto muito!

Livrinho interessante que trata indiretamente sobre a Somália é o Infidel, da Ayann Hirsi Ali. Que fez bem em fugir dessa terra de loucos.

Anônimo disse...

Sera que estão pagando os resgates?