Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 18 de novembro de 2008

'Templos de Consumo'


Barrashopingsul - novo centro de compras de Porto Alegre, no bairro Cristal.
Eu me divirto lendo o diario gauche.

A notícia de hoje critica, com a acidez de sempre, a inauguração do novo shopping de Porto Alegre, o barrashopingsul, ali no bairro cristal, perto do Jockey Club.

Eu comento depois.

Estátua do cantor Teixeirinha seria o símbolo do novo shopping de Porto Alegre?
Porto Alegre, por força do complexo de inferioridade da classe média guasca, sempre padeceu de um provincianismo jeca, expresso nas denominações de alguns bairros emergentes como Ipanema, Guarujá e outros que simplesmente copiam nomes de localizações do Rio e São Paulo.Hoje, está sendo inaugurado mais um templo do consumo em Porto Alegre. Localiza-se no bairro Cristal, um belo nome, original, criativo, quase poético, mas recusado como nome a inspirar o empreendimento comercial.Como é o nome do centro de compras que se inaugura hoje? Chama-se BarraShoppingSul, assim mesmo com todas as letras acolheradas, uma denominação transplantada, junto com a logomarca, do mesmo estabelecimento comercial do grupo de investidores que operam na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro e em inúmeras outras cidades do País.
Aliás, lá no Rio, o Barra Shopping exibe na frente do prédio uma imagem gigante que imita a estátua da Liberdade de Nova York, só que a réplica carioca é baixa e atarracada, parecendo uma senhora obesa perdida no bairro dos novos-ricos do Rio de Janeiro.Os investidores da unidade de Porto Alegre são liderados pelo grupo Multiplan, cujo controle da maior parcela é de um fundo de pensão canadense, originalmente de professores, o Ontario Teachers Pension Plan, que detém cerca de 47% do negócio de megacentros de varejo ao consumidor de classe média urbana.Espera-se que os arquitetos do empreendimento não coloquem a estátua de um laçador obeso – agora inspirado no cantor Teixeirinha – na fachada do Barra Sul porto-alegrense.

Meu comentário:

A "estátua da liberdade" fake não está na frente do Barrashoping, mas em outro empreendimento na Av. das Américas, na Barra da Tijuca no Rio, chamado New York City Center.

Nos centros das grandes cidades européias não existem essa onda de shoppings como aqui no Brasil ou nos EUA. Aliás, não existe nenhum grande shopping na ilha de Manhattan. Nas cidades boas e modernas do mundo que estamos embutidos, o shopping é a própria cidade. A cidade segura, arborizada, com prédios antigos é um atrativo para as pessoas circularem e fazerem suas essencias, necessárias e supérfluas comprinhas. Assim se passe em Paris, Roma, Florença, Londres, Amsterdam, Bruxelas, onde as grandes grifes, os charmosos cafés e restaurante se juntam ao armazém da esquina onde se pode comprar uma garrafa dágua barata ou uma barra de cereais. O centro de Porto Alegre é a grande vítima da onda dos shoppings, onde tudo é sempre igual. Até o final da década de 70, o centro de Porto Alegre foi in. Hoje ele é completamente out. Coisas da vida.

Um comentário:

Anônimo disse...

Verdade. Não deixa de ser um pouco triste o fato de os principais centros de consumo compras serem shopping centers fechados e padronizados. Infelizmente nossas cidades não possuem estrutura para oferecer um bom ambiente para um comércio mais sofisticado em suas ruas, com algumas exceções.