Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Arrumando as Malas



Rumo a Portugal

O redator deste Blog está arrumando as malas para uma viagem de 10 dias a Portugal. Aproveitando, of course, o feriado de finados e a baixa do dólar. O notebook vai ser carregado numa mochila com cabo usb para conexão com câmera fotográfica. Algumas fotos serão expostas, pois pois, neste Blog. Não vou ser uma espécie de Maitê Proença que fez críticas duras e grosseiras a nossos irmãos lusitanos. Muito pelo contrário, quero explorar, com olhar de viajante, todos os cantos, recantos, sabores, estradas e curiosidades. Dizem que os vinhos portugueses do Alentejo, da Extremadura, do Dão e do Douro estão em ótima fase. Vamos, pois, prová-los.

A última vez que estive em Portugal foi em 1985, de mochila nas costas, utopias na cabeça e cartão de Europass no bolso. Pousava sempre nos Albergues da Juventude (Youth hostels), sendo que alguns eram localizados em velhos castelos e casas antigas. Um bom local para se fazer grandes amizades. Cruzei a fronteira com a Espanha e desci na estação ferroviária da simpática e inesquecível Vila Real Santo Antônio, no Algarve, onde a areia é fina como as praias do sul do Brasil. Era o início do verão de 85. Depois visitei Lisboa e Coimbra e retornei para Madri. Sempre repeti para mim mesmo: vou retornar a Portugal. Eu sei, os tempos são outros. A moeda do país não é mais o escudo e os portugueses respiram os bons tempos do mercado comum.

Já estou com novo passaporte que é azul como dos americanos, mas com validade de apenas 5 anos (por que apenas 5 anos?) e já fiz todas as reservas possíveis e recomendadas, tudo via internet, porque os custos são muito mais baixos. É possível se hospedar em hoteis razoáveis (do tipo hotel boutique) a preços bem acessíveis.

Vai ser uma viagem de estrada. A rota já está razoavelmente feita, com a possibilidade de pequenas alterações ao longo do percurso. O circuito vai ser entre Lisboa até o norte do Porto (região de Braga) com passagens por Sintra, Leiria, Alcobaça, Coimbra, Nazaré, Figueira da Foz, Aveiro, Amarante, Matosinhos, Braga e Viana do Castelo. Viajo no final desta semana e por enquanto tenho de arrumar as malas e acertar os ponteiros por aqui. E não é mole acertar os ponteiros.

8 comentários:

senna madureira disse...

Maia, velho amigo

Apenas Portugal ?

Que mal escolha.

Brasileiro não é bem vindo por lá. mesmo os "endinheirados" como você.

Se ainda der tempo, vá para Paris.

Alias, comprei um apartamento lá e já devia estar morando lá em definitivo.

charlie disse...

Boa viagem! Aproveita bastante o passeio por terras lusitanas.

Coincidência, comecei a ler hoje uma biografia de Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal.

Abraço!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Pessoal, esta semana ainda fico por aqui. Vou sair na quinta.

PoPa disse...

Aproveita bem, Maia. Apesar do que Senna Falou, brasileiros são bem vindos por lá, sim! Portugueses são educados, hospitaleiros e cultivam amisades. Mas não preciso dizer isto para ti, não é mesmo?

PoPa disse...

ops... amizades! hehehe

senna madureira disse...

Popa

A quanto tempo você não vai a Portugal?

Estive lá no início do ano e o tratamento com os brasileiros é o pior possível.

Eles pensam que todo brasileiro é um potencial futuro imigrante ilegal.

Tenho contrato de trabalho com uma grande editora portuguesa, a qual, para minha sorte, tem filial ( matriz na pratica ) em Paris.

Essa estorinha de "luso-brasileiro" acabou de 15 anos para cá.

O Maia, que não é imbecil, não vai se portar como turista acidental e vai poder observar melhor.

O Maia, tenho certeza, nunca mais volta lá.

Eu aposto.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Pessoal, acho que não dá para generalizar. Dizer, simplesmente, que todos os portugueses tratam mal os brasileiros. Conhecidos meus foram a Portugal recentemente e outros estão ainda lá e são tratados bem. É evidente que pode ocorrer um ou outro transtorno, algum preconceito, etc. Brasileiro também não é fácil. alguns não se comportam bem no exterior, gosta de falar vantagem muito além da conta, gosta de exagerar em relação ao Brasil etc. Uma coisa é certa, os portugueses são diferentes dos brasileiros. E isso não é ruim.

charlie disse...

Um amigo meu passou alguns dias em Portugal, a uns poucos anos atrás e gostou bastante. Não comentou nada a respeito de preconceito ou algum problema desta natureza.