Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Petismo e Antipetismo


Um Bullterrier pode muito bem ser domesticado, é ou não é?

Tem muita gente que não gosta do Fernando Barros Silva, comentarista da Folha. Ele é acusado de defender o PT e ser petista. Mas eu fecho com ele. Não o considero petista, ele tenta fazer uma análise política imparcial, nem petista e nem antipetista. O Brasil tem que ultrapassar as divisões ideológicas. Eu não acho que tudo o que o governo do PT faz está errado e não presta. Tem muita coisa que o governo do PT faz que está certo. E até aplaudo. Tem ministros do governo Lula que são muito bons como, por exemplo, o da educação e o da saúde. São ministros técnicos. Mas existe, por outro lado, o ranço do petismo. Os petistas também não colaboram. Na época do governo FHC tudo era lixo. Nada do que FHC fazia era bom. O mesmo ocorre com o PT no governo da Yeda, no RS. E o Brasil patina nesse ranço idiota de uma ideologia maniqueísta. No fundo, no fundo, como bem diz Fernando Barros Silva, não existe grandes diferenças entre o PT e o PSDB. Serra e Dilma pertencem, mais ou menos, a mesma linha ideológica de centro esquerda. Serra não tem nada de liberal e nem mesmo de conservador, ele está, com certeza, mais à esquerda do que FHC e, talvez até, do próprio Lula. É ou não é? De qualquer modo, recomendo a leitura do artigo abaixo de Fernando Barros Silva publicado na Folha de hoje.

Onde está a direita?

Não faz muito, Lula festejava, como uma conquista do país, a ausência de "trogloditas de direita" entre os prováveis candidatos à sua sucessão. De fato: Dilma Rousseff, José Serra, Ciro Gomes, Marina Silva... inclua-se Aécio Neves na lista. Nenhum deles caberia no perfil do "troglodita". Quer dizer que não existe direita no Brasil? Ou, talvez, que a direita não esteja representada na política nacional?Talvez seja útil separar "direita" de "trogloditas". Estes continuam por toda parte, fazendo valer seus interesses. A turma do velho patrimonialismo, por exemplo, encontra-se arrebanhada à sombra do lulismo, protegida e bem alimentada. Sob os tucanos também era assim, de modo menos despudorado.O Brasil, FHC costuma dizer, é mais atrasado do que conservador. Pode-se pensar em termos de direita e esquerda, mas a política real se explica melhor pelo parasitismo do Estado do que pelo crivo ideológico.A não ser da boca para fora, o país desconhece a figura do empresário liberal. O capitalismo aqui sempre foi anfíbio, patrocinado pelo Estado -sirva de exemplo o caso caricato das privatizações financiadas pelo BNDES. Bancos e empreiteiras nunca faturaram tanto como agora, na gestão "progressista" do PT. Com Lula, voltou ser de bom-tom mamar no Estado, basta invocar algum "interesse estratégico".Mas e a direita, onde está? Se por isso entendermos o ideário liberal clássico, para o qual o Estado constitui um entrave à realização do indivíduo e a vida social deve ser regulada pelo mercado, então Lula tem razão: essa direita está politicamente órfã. O antigo PFL tenta ocupar o espaço, mas até mesmo a bandeira pela redução da carga tributária é uma impostura nas suas mãos.O amálgama da direita é o antipetismo, sobretudo nas classes médias do Sul e do Sudeste. Além da aversão à figura de Lula, essa direita se imagina espremida entre a farra dos ricos e a esmola dos pobres. E culpa o lulismo pela frustração de seus sonhos de exclusividade social. Se hoje vota em Serra, é menos por gosto do que por falta de opção.

3 comentários:

charlie disse...

Não li o artigo, só teu comentário. E concordo totalmente. Não existem grandes diferenças entre PSDB e o lulismo, que compartilham uma social democracia bem padrão dos dias atuais. Mas percebo uma diferença entre o lulismo, mais arejado e aberto e o PT histórico, com o qual Lula rompeu, conservador e de viés bastante socialista. E ninguém aposta que este PT esteja morto e enterrado. Porque não está. E talvez por isso Lula esteja com dificuldades de emplacar aquela velha carrancuda: ela tem a cara do velho PT.

charlie disse...

PSDB é um PT sem liderança messiânica.

Anônimo disse...

Bom o comentário, mas por conta de tudo o que os petralhas fazem no RS afirmo: PRALHAS NEM PENSAR. Vou votar num poste se o poste tiver condição de derrotar aquele sugeito golpista que quer ser governador dos gauchos. TocToCToc. Isola. Ptralhas e assemelhados nem pensar.