Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Vem Aí a CPI do MST


Invasão do MST à Cutralle e a destruição de laranjais foram decisivas para a aprovação pelo Congresso Nacional da CPI do MST.

Custou mas foi. O governo fez de tudo, mas não conseguiu. A CPI do MST vai sair. E o alvo central são as verbas públicas destinadas às ONG´s que financiam o MST, esta entidade que não tem CNPJ. O governo foi contra, porque sabe que esse tema pode capitalizar e muito a oposição. Ninguém gosta de barulho em seu páteo. O governo tentou e não conseguiu retirar as assinaturas necessárias para a instalação da CPI que conta com o apoio de 210 deputados e 36 senadores - o número mínimo exigido era de 171 assinaturas na Câmara e 27 no Senado. O interessante e inusitado é que as assinaturas ainda vão passar por uma nova conferência nesta quinta-feira. Por que isso? Possibilidade de fraude e falsificação?

Ao que tudo indica, é o que diz a oposição, R$ 115 milhões podem ter sido desviados pelo movimento de convênios com o governo. Uma das linhas de investigação será em cima do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) de São Paulo. Três coordenadores dos núcleos de apoio do órgão no Pontal do Paranapanema exerceram funções na Cocamp uma cooperativa criada pelo MST que é alvo de investigação da polícia por mau uso de recursos públicos, segundo a Folha on Line.

A proposta de CPI ganhou força no Congresso depois da invasão, por integrantes do MST, da fazenda Santo Henrique, na divisa dos municípios de Iaras e Lençóis Paulista, em São Paulo, que resultou na destruição de parte do laranjal da propriedade.
No mês passado, a oposição lançou mão de uma manobra e consegui fazer a leitura de um requerimento pedindo a investigação dos recursos para entidades ligadas ao MST, mas o governo atuou e conseguiu evitar a CPI com a retirada de 45 assinaturas de deputados aliados.

Um comentário:

charlie disse...

Bom, não tem como não achar "coisas" nesta CPI.