Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Por Quê Todo Mundo Diz Amém a Hugo Chávez?




Ontem de noite o Arnaldo Jabor, em seu comentário no Jornal da Globo, tocou na casca da ferida: ninguém, absolutamente ninguém, tem coragem de contestar Hugo Chávez. Fica todo mundo dizendo amém ao troglodita. E o tirano, é claro, se enche de razão e faz das suas. Esta semana resolveu estatizar hotel de luxo, o Hilton nas ilhas Margaritas, apenas porque a gerência do hotel resolveu intensificar o serviço de controle e vigilência durante evento que contou com a participação de Kadafi, Lula, Evo e Cia. E Chávez não gostou, talvez porque alguns "companheiros bolivarianos", da grife Guevara, mal vestidos e mal cheirosos foram barrados. Esse fato foi o estopim para a estatização do hotel. E diante das câmaras da TVSur que Cháez tanto adora, ele faz seu teatro e anuncia, com pompa e circunstância: o Hotel foi estatizado. Ele já está estatizado. E tudo fica assim, o cara faz o que quer e todos dizem amém.

E quando Chávez participa das cimeiras internacionais e pega o microfone e fala muito além do tempo, discursando baboseiras ideológicas e paranóias absurdas, todo mundo fica calado, ninguém ousa dizer para ele terminar o discurso ou até mesmo, por que não?, contestar o que ele diz.

Naquela reunião que Evo convocou porque quis encampar as refinarias da Petrobrás na Bolívia, assunto que deveria ficar restrito a Lula e Evo, o Chávez participou e tomou conta da reunião. Nitidamente o Lula estava desconfortável, ouvindo o que falava Chávez, mas não disse nada, ficou caladinho. O que é irritante no governo Lula, em sua política externa, é exatamente essa falta de pensamento mais crítico sobre atos que não são razoáveis. Chávez não é razoável, gosta de ser intolerante, é muitas vezes mal educado e tudo fica como está.

E o pior de tudo, o Brasil é um títere desse teatro do troglodita imbecil, pois foi ele, Chávez, que bolou essa história de abrigar Zelaya na embaixada brasileira. E o Brasil diz Amém. Até quando?

10 comentários:

charlie disse...

Sempre achei que o tempo iria minar a posição do troglodita, mas não. Aconteceu o contrário. Recentemente ele oficializou uma milícia particular formada por militantes do Partido, com poder de polícia e tudo. E não li críticas em lugar nenhum exceto em alguns baluartes liberais.

Mas apesar de tudo, Chavéz só representa ameaça real aos pequenos países da região e ao seu próprio povo. Invariavelmente criará problemas quando refugiados começarem a fluir para nosso país, Chile ou Argentina. Ou talvez isso não seja ruim, uma vez que refugiados de um regime tirânico costumam ser o que o país produziu de melhor...

Valeriobrl disse...

No vamos a esquecer os sonhos do irmão Elton, espero que un dia em Porto Alegre seja dedicado em memória desse martire do MST.
Eu no vou parando de sonhar em um pais + justo com:
-saúde
-educação
-trabalho
PARA TODOS!!
NO a criminalizar o MST
SIM a uma "verdadeira" reforma agraria.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Valerio, também sonho, luto e defendo um pais mais justo para TODOS, PARA TODOS, mas isso não interessa a elite do MST, porque um país mais justo para todos significa o fim do MST. A quem interessa a pobreza?

Valeriobrl disse...

Carlos, assim como Lula (que eu adoro) no e o PT, assim as Elites do MST no sono o MST...os movimentos, os partidos , os sonhos,sobrevivem aos Homens.
Soi Italiano, posso estar errado ma acho que as elites passa e o movimento fica.
Se alguem da "Elite" do MST erra eu vou ser o primeiro a condenar, ma no por isto Demonizo o movimento.
Este pais precisa mais MST, menos Daslu.
Com carinho, um abraço.valerio.
Post scriptum :Peço desculpa pelo meo horrível português

Carlos Eduardo da Maia disse...

Valerio, você escreve muito bem o português, parabéns. O cérebro do MST é a elite do MST. É o Stédile, é o Rainha. E o que quer e defende o MST? Uma reforma agrária nos moldes do século XIX que outros países fizeram, mas naquela época. O Brasil perdeu o trem dessa história. E esse trem não volta mais. Aqui no Estado do RS o pessoal do MST corresponde a menos de 0,1% da população, mas eles fazem muito barulho, invadem prédios, trancam rodovias, invadem fazenda produtivas, destroem plantações, destroem pesquisas e por isso a imensa maioria das pessoas no Brasil de hoje não gosta do MST. O MST pode até parecer bonitinho e folclórico para quem está fora do Brasil, para os estrangeiros, mas quem vive neste país, sabe muito bem que o pessoal do MST gosta mesmo é de forçar a barra em busca de um sonho ideológico que não deu certo em lugar nenhum do mundo.

senna madureira disse...

Sobre o assunto, vale a pena escutar o comentário de hoje do Jabour na CBN

http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/arnaldo-jabor/ARNALDO-JABOR.htm

Valeriobrl disse...

Justamente sendo estrangeiro, conseguo enxergar coisa sem o substrato cultural de voçes brasileiro, aquele substrato que impede de enxergar a verdadeira ameaça pela sociedade brasileira.
O poder,pardon: o desvio do poder, no ta na mao do Stedile,que tem menos culpa de Sarney o Dantas o Marinho/rede globo ( Sarney um cara de + 70 anos que è a "novidade" do gossip político brasileiro, casualmente os meses antes das eleiçoes presidenciaes).
Esse poder esta na mao da :UNILEVER, MONSANTO, KRAFT,E dulcis in fundo NESTLE (agua- ACQUIFERO guarani-frei sergio gorgen)
Ontem extorou o escandal da Lehman Brothers

http://www.lehman.com/

amanha das grande empresas do NEGOCIO agri-alimentar: o verdadero eldorado dos proximo annos (o que esta plantado no campo, agua, comida).
No è um problema de ideologia, isquierda direita.
Carlos STEDILE no existe, existe para voçe que è Brasileiro, ma no è ele que decide o que acontesse no campo e na industria agroalimentar MUNDIAL.

Valeriobrl disse...

Obrigado para me deixar exprimir minha opinião em este Blog que respeito e fico lendo com muito interesse
Continuo sonhando um Brasil mais equo e solidale.
O neo colonialismo no esta enteressado no OIL MA NA AGUA e nas "commodities agrícolas".
Por isto este maravilhoso pais que queima meu coração ACHO mereçer + MST, - Monsanto/Nestlè

charlie disse...

Fico triste quando vejo pessoas oriundas de países ricos lutarem para frustrar as expectativas de desenvolvimento capitalista em países subdesenvolvidos. Boa parte do lobby para obstruir projetos energéticos, por exemplo, advém de ONGs ambientais sediadas nos países mais ricos. Durante a famosa invasão pela Via Campesina de instalações de uma empresa de celulose, estavam presentes representantes de alguns países nórdicos (estranho o fato desses países serem produtores menos eficientes do produto alvo das manifestações).

Valeriobrl disse...

Charlie, o Brasil tem histórico de pessoas oriundas de paises ricos se mechendo, acho tu lembra o nome do Garibaldi...no RS Quando falo que sou Italiano, as pessoas abrem um sorriso para mim,as vezes, e no falam sou Brasileiro, eles falam eu também, meu pai, meos avos...etc...em Italia (desafortunatamente) nunca um pobre chego em um nivel tam alto de poder (acho que a renda da mae do Presidente Lula no era muito alta) isto me demonstra uma vez amais que este maravilhoso pais, no código genético, tem a palavra democracia, mais que no meu pais.
Tenho muito carinho pelo Brasil, e no estrangeiro, fico furioso quando as pessoas falam de Samba e futebol, porque o Brasil no é ( somente) isto.
Chorei de orgulho (mesmo tendo passaporte europeu)quando Brasil ganho as Olimpiades, sendo uma grande oportunidade.
No tem éticas na grande multinacionais,(no esquece o caso da L. Brother) por isto precisam movimento sociais BRASILEROS, a politica sozinha no è suficiente.
Mesmo tendo uma grande admiração pelo Lula tento de explicar que os interesses das multi nacionais no se preoccupam con quem manda (serra, Lula, Ciro Gomes o a Dilma) tendo um poder de lobbing
Stedile ta errando? Vamos a corrigir os erro dele, no joga da janela junto com a agua suja a criança (MST)
Um abraço Charlie e muito obrigado pela critica construtiva.