Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Mujica é Mujica e Tabaré é Tabaré


O ceibalito e o comicio da Frente Ampla em Montevideo, Uruguai.

Domingo tem eleição de primeiro turno no Uruguai. O favorito é José Mujica, da Frente Ampla. Ele quer liquidar tudo no primeiro turno.
Indiscutivelmente, se existe um povo educado na américa latina, esse povo é o uruguaio. O Uruguai se recupera depois de décadas parado no tempo. É um pais que praticamente não tem indústrias e sobrevive -- encurralado entre o Brasil e a Argentina -- graças às atividades rurais e aos serviços. Quem conheceu o Uruguai nas décadas passadas pode constatar a forte imigração de jovens para outros países. O Uruguai se tornou um país de velhos. E a política era sempre dirigida por dois partidos tradicionais: os Blancos e os Colorados. Até que um dia apareceu a Frente Ampla que elegeu o médico oncologista Tabaré Vazquez como prefeito de Montevidéo e depois presidente da república oriental.
Tabaré Vazquez é o típico liberal esquerdista. Ele não é radical, não faz política de ressentimento. E se o redator do Blog tivesse que escolher qual o melhor de todos os líderes esquerdistas da América Latina ficaria em dúvida entre Tabaré e a Michele Bachelet do Chile.

Tabaré fez um bom governo. Pôs as contas em ordem, atraiu investimentos industriais, incentivou a agroindústria e investiu em educação. Seu grande feito, dizem, foi ter distribuido os ceibalitos, laptops XO, para 300 mil estudantes da rede pública do ensino fundamental do Uruguai. É o Plan Ceibal. Como disse hoje na ZH o jornalista André Machado: Uma pequena mala verde e branca, que mais parece um brinquedo, pode ser vista nas mãos de milhares de crianças na Uruguai e é uma marca do primeiro governo da Frente Ampla no país. O apoio ao Plan Ceibal é uma unanimidade entre os principais candidatos e, em parte, é responsável pela provável vitória do candidato governista, José Mujica (esquerda), na eleição presidencial de domingo".

Existe, pois, uma grande diferença, José Mujica é diferente de Tabaré Vazquez. Como gosta de dizer o meu amigo Senna Madureira> uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Uma coisa é Tabaré e outra coisa é Mujica. O ex lider tupamaro é bem mais radical. Mas está na frente nas pesquisas e quer levar o primeiro turno. A Frente Ampla tem força em Montevidéo e cidades próximas. Seria o fim da picada se o Uruguai elegesse Mujica e se alinhasse com os bolivarianos chavistas.

Mujica, dizem, modificou. Passou a vestir terno e gravata e a pentear os cabelos. Meu barbeiro -- sim ainda vou ao barbeiro -- que é uruguaio disse; Mujica é tupamaro, um comunista, feio, sujo, mal cheiroso!

3 comentários:

charlie disse...

Adoro o Uruguai, torço para que escolham bem.

Fábio Mayer disse...

É grande o risco de retrocesso no Uruguai... é rezar para que não entrem em uma aventura bolivariana.

Anônimo disse...

Se o Mujica ganhar não vai haver retrocesso, ao contrário. Farão como os cumpanheiros de Lulla e logo se transformarão em burgueses do capital alheio. Receberão mensalões, roubarão e carregarão o produto nas cuecas, em fim, farão tudo o que sempre denunciaram. O Mujica já mudou, e eleito mudará mais ainda.