Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 28 de outubro de 2009

"Four More Years" Para a Direita Alemã


O culto e educado povo alemão concedeu à direitista Angela Merkel mais quatro anos de governo.


Está Provado que Só é Possível Filosofar em Alemão

Se existe algum país verdadeiramente culto neste mundo é a Alemanha. Não está errado Caetano quando diz, na música "lingua", Está provado que só é possível filosofar em alemão. Pois, então.

Construiu-se no Brasil a "falsa noção" de que ser de direita significa ser fascista, ser nazista, ser totalitário, ser contra o aborto, ser a favor da pena de morte e defensor da família, de Deus e da propriedade. Essa falsa noção foi impulsionada, no nosso país, sobretudo na época do regime dos governos militares -- que foram sim de direita, ou de extrema direita.



Ser de direita, hoje, não é bem isso. O professor José Hildebrando Dacanal, um direitista assumido, no programa da Conversas Cruzadas da TV Com (Tv comunitária da RBS no RS) esta semana definiu bem o que é ser de direita hoje no Brasil: é ser, por exemplo, a favor que os alunos com dinheiro paguem as universidades públicas, que os aposentados paguem uma contribuição para suas aposentadorias, que o ensino seja bom e universal para todos os brasileiros.

Também se construiu aqui outra falsa noção: de que as pessoas cultas, educadas, evoluidas têm a tendência de votar na esquerda. Outro pensamento equivocado é que também foi gerado pela época da ditadura militar, pois os votos que alimentavam as urnas dos governos militares vinham das partes mais pobres do país, dos grotões nordestinos, dominado pelos coronéis e dos lugares socialmente mais atrasados. A população urbana, naquela época, votava no MDB, contra o governo que era da ARENA. Hoje, as populações oriundas dos grotões do Brasil votam em Lula e no PT.

Mas, voltando ao tema do post, a Alemanha, como bem se sabe, é um país culto, educado, com bom nível de vida, com boa consciência social e esta Alemanha culta, educada, preparada está elegendo para ser governada por mais quatro anos a chanceler Angela Merkel, 55 anos, ela nasceu na Alemanha Oriental e que foi reeleita, nesta quarta-feira (28), para um novo mandato pelos deputados da Bundestag (Câmara Baixa do Parlamento). Merkel encabeça uma coalizão de centro-direita entre a sua CDU (União Democrata-Cristã), o aliado bávaro CSU (União Social-Cristã) e o FDP (Partido Liberal Democrata). Essas legendas obtiveram 332 das 622 cadeiras de deputados nas legislativas de 27 de setembro.

Como é que a nossa complicada esquerda explica isso?



Não, o redator deste Blog não se considera de direita, mas um liberal de esquerda e se fosse alemão votaria no Partido Social Democrata (SPD).

6 comentários:

Pablo Vilarnovo disse...

Maia, qual a diferença entre um liberal e um liberal de esquerda?

Carlos Eduardo disse...

Ahahahah. Com o elogio que fez da direita, você tem ainda a coragem de se declarar de esquerda?

Terráqueo disse...

Considero que os regimes de direita são bem mais respeitosos aos direitos humanos e liberdades individuais do que os regimes de esquerda. No entanto, não se deve confundir regime econômico com regime político. Tanto os ditadores comunistas quanto os ditadores de direita merecem o repúdio da sociedade.

Terráqueo

senna madureira disse...

Nobre Pablo


O Maia abraçou o titulo de "liberal de esquerda", coisa que eu nunca imaginaria que existisse.

Existe um liberal de direita ?

Nós ( eu e você ) conhecemos "um monte" de conservadores e fundamentalistas de direita que se dizem LIBERAIS.

Pois não ?

Grande abraço

Carlos Eduardo da Maia disse...

Pessoal, quem define o que é um liberal de esquerda é André Comte Sponville: Os liberais de esquerda são os que constatam o fracasso do marxismo, sem renunciar com isso a agir pela justiça (inclusive a justiça social) e pela liberdade (inclusive a liberdade econômica)"

Pablo Vilarnovo disse...

Maia, para mim um liberal de esquerda parece um ex-esquerdista que percebeu, enfim, que o marxismo é uma bosta e percebeu depois de anos que o liberalismo não é nada daquilo que a esquerda falou que era.

Porque "justiça social" é algo tão amplo e genêrico que cabe em qualquer teoria. Os Marxistas falam em "justiça social"! Mesmo sabem que foi dentro do comunismo que as maiores diferenças sociais foram vistas. Basta comparar a vida de um burocrata do partidão a vida de um camponês nos Urais ou na Ucrânia.

E liberdade, tanto econômica e individual só irá encontrar no liberalismo.