Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 27 de outubro de 2009

O Cara se Acha



Desde que Obama chamou Lula de "o cara", ele se acha quase um Deus. Talvez um demiurgo. Hoje no aniversário de 64 anos ele arriscou no trompete da banda da Guarda Presidencial. O som deve ter saído bem arranhado. Não é fácil tocar trompete. É necessário ter pulmões e ouvido. Lula é o sonho do mundo moderno. O cara que veio de baixo e chegou lá em cima. Nesse sentido, nada contra ele. É até admirável. O problema é quando o "cara" começa a se achar como o rei da cocada. Tudo o que ele diz é o que é. E tudo o que ele faz é o correto, o certo. A sociedade moderna é da imagem rápida, ela deixou de ser letrada e se transformou em tecnológica. Lula nunca foi um homem letrado, nunca gostou de ler, de aprender, de pesquisar, de artes, de cinema, de ter uma vida intelectual mais ativada e por isso -- talvez -- ele encarne muito bem o homem moderno, que se manifesta pela imagem. O que importa é o "cara" tocando trompete. Collor fazia mais ou menos isso, se comunicava com a sociedade brasileira pela imagem de destemido, aquele que tem tudo roxo. É essa a imagem que fica e que gera a popularidade. E o que diz o "cara" além do discurso simplista e fácil? Nada, absolutamente nada.

5 comentários:

charlie disse...

Lula, petista sendo, sempre foi arrogante. Não esqueçam do PT oposição, de como conduziam um diálogo, de como tratavam todos que discordavam de seus pontos de vista. Não vejo nada muito novo no comportamento ou no discurso. Ele apenas "chegou lá".

Fábio Mayer disse...

A arrogância do presidente não se mede por atos assim, que são mais folclóricos do que ofensivos, mas sim por outros entendimentos, muito piores para a democracia, como esquecer o passado da maioria dos seus aliados, fazer vistas grossas para seus assessores indiciados pelo Mensalão e esquecer de quase tudo o que pregava quando era oposição...

Galeano disse...

Bacana mesmo é esse Depósito, né? A propósito: o que deu no titular desse blog? Parou de trollar nos blogs de verdade? O PSDB cortou a mesada, foi isso?

Carlos Eduardo da Maia disse...

Desisti, Galleano, simplesmente desisti. Na verdade, enchi o saco de ler tanta asneira e ignorância.

charlie disse...

Opa! Quer dizer que acham que o Maia era pago pelo PSDB? Pssss.. Imagina quando descobrirem que ele era agente da CIA infiltrado na blogosfera tupiniquim...