Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 6 de outubro de 2009

A Invasão da Embaixada Brasileira .... Em Caracas





Chávez expulsou a CIDH da Venezuela.


Na Folha de hoje:




Missão do Brasil em Caracas sofre invasão

Inspirados na crise em Honduras, três universitários venezuelanos de oposição ao presidente Hugo Chávez entraram ontem na Embaixada do Brasil em Caracas, se amarraram a um sofá e exigiram a intermediação da missão diplomática por uma visita da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) ao país.
Os três passaram o dia no local e só partiram após entregarem uma carta a ser enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.Luis Magallanes, um dos estudantes de direito da Universidade de Carabobo que protagonizaram a invasão, afirmou ao canal venezuelano Globovisión que o embaixador brasileiro na Venezuela, Antonio Simões, se comprometeu a enviar o documento a Lula.
A carta pede ajuda para marcar a visita da CIDH à Venezuela -o órgão, braço da OEA, é proibido por Chávez de entrar no país.O governo venezuelano tem enfrentamentos frequentes com a CIDH, que é crítica da situação dos direitos humanos no país. Em agosto último, a CIDH enviou uma carta a Caracas manifestando "profunda preocupação" também com a falta de liberdade de expressão local.
O documento dos estudantes pede ainda que o Brasil reconheça que há perseguições políticas na Venezuela e que exorte Caracas a pôr fim a elas.Magallanes afirmou ao jornal "El Universal" que escolheu a Embaixada do Brasil "por se tratar de um país que respeita os direitos humanos" e que tem "boas relações" com Chávez. A outro periódico, o "Nacional", o estudante disse ter tido como exemplo a atuação do Brasil na crise hondurenha.
A entrada dos três provocou esvaziamento da embaixada. Apenas três diplomatas, incluindo o embaixador Simões, permaneceram lá ontem.

3 comentários:

Pablo Vilarnovo disse...

Esses rapazes poderiam ter escolhido outra embaixada. Alguém tem que avisar a eles que se esperarem algo do Lula neste sentido é melhor procurar algum sofá bem confortável...

charlie disse...

Eu não tenho muito respeito por estas organizações de direitos humanos, mas elas cumprem lá seu papel de vez em quando. Mas certamente correr do país este povo é evidência de má fé.

senna madureira disse...

Maia, caro amigo

Teria muito que "espinafrar", contudo QUERO SALDAR ao amigo Pablo Vilarnovo, legítimo ibérico e grande caráter, que torna-se freqüentador do blog.

Pablo é titular do Falaaí.

Grande abraço Pablo