Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O Que Há por Trás dos Artigos Que Consumimos?




Trabalhadores se aprisionam em baixo de um carrinho de compras gigante, em frente à sede da União Européia, em Bruxelas. Os ativistas protestaram para chamar a atenção dos consumidores para questionarem a procedência das mercadorias adquiridas, evitando assim o incentivo indireto ao trabalho escravo na produção dos bens de consumo.
Fonte: Terra Galeria 24 horas.

Uma perguntinha, o que significa trabalho escravo em pleno século XXI?

2 comentários:

Charlie disse...

Lembro da crítica que algumas ONGs de países ricos faziam com as chamadas "sweat house" da Índia, China e outros países pobres em crescimento. Lugares insalubres onde operários trabalhavam horas a fio em linhas de produção. Mas não lembro de ninguém perguntando de onde aquelas pessoas haviam saído, o que elas faziam antes e se elas consideravam este trabalho pior do que o anterior. A resposta a esta pergunta seria bastante educacional.

Boicote os produtos oriundos do trabalho destas pessoas, e elas voltarão para o lugar de onde vieram, provavelmente com um coração pesado.

charlie disse...

Li no blog do Popa que algum membro do comitê olímpico fez pouco caso do ocorrido no Rio comparando com os atentados de Londres em 2005. Quero ver alguém engolir o argumento de que Londres é tão violenta quanto o Rio de Janeiro...

tsc tsc