Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A PPP do Maracanã



Se existe algo de produtivo que o governo Lula fez foi a lei das Parcerias Público Privadas, Lei 11.079/2004. Juro que nunca imaginei o governo do PT -- que sempre gritou contra a desestatização e privatização -- ter editado e aprovado uma lei como as da PPP.

Estudei ontem a tal da lei e é muito boa, sobretudo porque ela compartilha os riscos de forma objetiva. Em qualquer empreendimento que o particular faz com a administração pública existem riscos: risco político, risco ambiental, risco tecnológico etc.. E no contrato tem de estar bem especificado quem vai arcar com esses eventuais prejuízos.

E o Estado só vai iniciar a pagar quando a obra de parceria estiver pronta. Todo o gasto, do início da obra até o final é feito pelo parceiro que pode ter como sócio uma financeira, um banco que pode receber como garantia o próprio objeto da concessão. Sim, PPP é uma forma de concessão de serviço público. Tudo isso está na lei.

Compete à Administração a fiscalização dessa atípica concessão. O sistema, o espírito da Lei das PPP´s é muito bom, só não sei se vai dar certo, tendo em vista o nosso complicado histórico de corrupção, mas tudo isso pode ser evitado se tivermos administrações transparentes, o que não é muito difícil, convenhamos, em tempos de controle on line, via internet.

O Estado do Rio de Janeiro largou na frente -- Parabéns ao Sérgio Cabral -- ao implementar no âmbito do Estado, um Programa Estadual de PPP. De olho na Copa de 2014 e nas Olimpíadas de 2.016, as PPP´s vão ser a cereja do bolo. Podem ter certeza disso.

No caso do Maracanã, já estão sendo realizadas consultas públicas para esse fim. O parceiro vai ter de reformar o estádio para deixá-lo nos moldes do padrão Fifa e também vai receber um terreno ao lado do estádio onde vai poder construir empreendimento ligado ao estádio como estacionamento e shopping, com rampa de acesso ao Maracanã. Uma maravilha.

E aqui no pampa gaúcho, no distante RS, quando o PT fica sabendo que algum governo quer fazer algum tipo de parceria com a iniciativa privada, as faixas da grife Guevara vão para a rua protestar contra a privatização. Refém desse discurso hipócrita e atrasado, os governos Yeda e Fogaça não ousam ir além para implementar um projeto de de PPP no RS. É certo que o governo Yeda pensou em fazer PPP para a construção de presídios, mas o Tarso foi contra. Engraçado, o PT faz a lei do PPP, mas ela não pode ser aplicada pelos governos de oposição!!!!

Por isso, por causa desse cansativo embate político e ideológico, o RS patina. Até quando?

Um comentário:

Fábio Mayer disse...

Bem, se é para elogiar, elogiemos:

Ontem o prefeito do Rio de Janeiro afirmou que pretende aproveitar os equipamentos móveis das olimpíadas de Londres 2012, para fazer economia nas do Rio 2016.

Pela primeira vez desde que começou essa onda de eventos esportivos, meu bolso doeu um pouco menos ao ler uma notícia sobre eles.