Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O Inusitado Ritual do Funeral Japonês




Meu velho amigo, Senna Madureira, me indicou o filme alemão "Os falsários". Como eu gosto muito de filme alemão fui na locadora procurar o DVD que recém chegou, mas o único que tinha já havia sido reservado para uma madame que mora aqui perto. Não tive outra alternativa senão a de procurar outro filme. Eu queria algo diferente. Nas novidades, o Oscar de melhor filme estrangeiro de 2009. Não tive dúvida. É esse mesmo.



O cenário é o Japão atual. Uma cidade operária, da onde se vê o Monte Fuji. O Japão é um país urbano, onde os índices de suicídio são bem altos, sobretudo, no inverno. Os japoneses têm um ritual funeral bem interessante. O corpo deve ser limpo, arrumado, pintado antes de partir. E tudo isso é feito na frente dos familiares. Alguém tem de fazer esse trabalho. O jovem Daigo Kobayashi é o cara. Ele tem talento para o trabalho que faz. Muita técnica ou arte?

É bom sair um pouco do ritual Hollywood que domina o senso comum. Respirar outros ares, olhar para outras bandas, ver como os outros povos fazem seus costumes, inclusive seus velórios. Ver a vida de outro ângulo, outras luzes, outros sons. O filme se chama "A Partida" que todos nós vamos ter um dia.

Um comentário:

senna madureira disse...

Maia, velho amigo


O filme é "first class", todavia o Ministério da Saúde falhou em não colocar uma advertencia:

"Filme não recomendável para pessoas de baixo nível cultural".