Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Precisamos de Mais Velhinhos




O que puxou para baixo a posição do Brasil no ranking do IDH foi a nossa expectativa de vida. Leio no UOL que se esse fator fosse considerado isoladamente, a posição brasileira não seria a 75ª mas de 81ª.

A partir dessa constatação, o relatório da ONU defende um aumento na expectativa de vida para melhorar o IDH do país. Essa melhora poderia vir com o aumento de recursos para a área da saúde.


A expectativa de vida das mulheres no Brasil é de 75,9 anos enquanto que dos homens é apenas de 68,6%. Muito baixa mesmo. No Japão é 82 e nos países desenvolvidos é 80.


O economista sênior do Pnud, Flávio Comim, afirma que a desigualdade de renda no país se reflete na expectativa de vida. "Ao mesmo tempo em que encontramos bairros com expectativa acima de 80 anos em outros lugares a média é de 60 anos."Segundo ele, uma das principais causas da expectativa de vida no país ainda não ser a ideal é a mortalidade infantil. Em regiões mais pobres do Brasil, onde as mães têm nível educacional inferior, o índice chega a 119 crianças mortas a cada mil. "Uma taxa superior a alguns países africanos", explica."Investir na educação também ajuda a melhorar a expectativa de vida. A educação está na direção certa. Mas tem que investir mais em saúde, dando atenção aos mais pobres", defende Comim.



Fonte: Uol

Nenhum comentário: