Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Essas Pesquisas.....



Não é porque o meu candidato está atrás e já tenho a convicção, infelizmente, que a eleição está perdida e teremos mais quatro anos de continuismo, mas a legislação eleitoral deve mudar urgentemente.

Inegavelmente as pesquisas influenciam o eleitor. E tem muita pesquisa que é encomendada e não traduz a realidade dos fatos. Vejam o vox populi, por exemplo.

E estamos também, no Brasil, diante de um eleitor um tanto ignorante, desavisado, incauto que muitas vezes vota em quem está na frente para comentar depois: votei no que ganhou.

E inequivocamente pesquisas encomendadas em véspera de eleição e que demonstram uma diferença muito grande (mais de 10 pontos) entre os candidatos faz desanimar a militância e os apoiadores. Muita gente, por exemplo, que não gosta da Dilma e que votaria no Serra, vai sair para a praia ou para a serra no feriadão: a justificativa é sempre a mesma: o que adiante um voto se a eleição já está perdida?

Se o próximo governo for realmente sério -- e tenho dúvidas imensas sobre isso -- deveria enviar ao congresso -- para ontem -- uma mudança drástica na lei eleitoral ou sendo radical e proibindo pesquisas ou proibindo pesquisas 15 dias antes da eleição.

Porque, inegavelmente, pesquisa influencia o voto do eleitor.

8 comentários:

PoPa disse...

Tche, não acho que pesquisas devam ser proibidas, mas sim, aperfeiçoadas. O sistema de pesquisa utilizado pelos institutos brasileiros não acompanhou o desenvolvimento da sociedade e do próprio País. Os resultados são errados, quero crer, em função de metodologia errada.

Para ficar mais clara a situação, grandes erros deveriam ter algum tipo de punição aos institutos, como informar ao público o que aconteceu e o que está sendo feito para melhorar.

O Vox, realmente tem alguma coisa de podre, mas o Ibope é sério e teve praticamente os mesmos erros. O Datafolha também é sério e também errou feio na boca de urna. O que aconteceu? Eles deveriam se debruçar sobre o problema e mudar a metodologia que comprovadamente não funionou.

E, sim, pesquisas influenciam o resultado. Mas nem por isso deveriam ser proibidas.

Quando um instituto erra uma pesquisa - qualquer uma - ele precisa explicar-se à sociedade. E isso não tem sido feito e tenta-se até outras justificativas, alheias a eles. Ora, um erro em boca de urna não tem explicação!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Prezado Popa, eu acho que elas, ao menos, não deveriam ser publicadas 15 dias antes da eleição. Veja agora, o resultado das últimas pesquisas praticamente declararam o sepultamento da candidadura Serra. Infelizmente.

Anônimo disse...

erra abandona comício e povo diz que agora vota em Dilma

A caminhada do presidenciável José Serra (PSDB) pelo centro do Recife terminaria com um comício na praça do Diário. Terminaria, pois o tucano parou na rua do Sol e pegou a van com destino ao aeroporto. O evento durou menos de uma hora. A caminhada continuou sem o presidenciável até a praça, porém poucos políticos atravessaram a avenida Dantas Barreto, e aqueles que o fizeram não sabiam explicar o motivo da saída de Serra.
O carro de som que serviria de palanque foi cedido pelo vice-prefeito de Paulista, Dufles Pires (PSDB). O comício que não aconteceu acabou gerando algumas críticas. “Vim aqui para ver Serra, mas ele sumiu no meio da caminhada. Não discursou nem nada para o povo, a praça estava lotada para ouvi-lo. Perdeu meu voto. Eu estava inclinado a votar nele, mas agora vou votar em Dilma Rousseff (PT)”, afirmou o motorista Valter de Lucena. Outros, como o comerciante Marcos Barros, adotaram o tom ponderado. “Claro que gostaria de ouvir o seu discurso, mas fica para uma próxima oportunidade”, alegou. Blog da Folha

Anônimo disse...

Ventilador de teto

Um cidadão morreu e foi para o céu. Enquanto estava em frente a São Pedro nos Portões Celestiais, viu uma enorme parede com relógios atrás dele.

Ele perguntou: - O que são todos aqueles relógios?

São Pedro respondeu:

- São Relógios da Mentira. Todo mundo na Terra tem um Relógio da Mentira.


Cada vez que você mente, os ponteiros de seu relógio movem-se.

- Oh!! - exclamou o cidadão - De quem é aquele relógio ali?

- É o de Madre Teresa. Os ponteiros nunca se moveram, indicando que ela nunca mentiu.

- E aquele, é de quem?

- É o de Abraham Lincoln. Os ponteiros só se moveram duas vezes, indicando que ele só mentiu duas vezes em toda a sua vida.

- E o Relógio do Serra, também está aqui?

- Ah! ......do Serra está na minha sala.

- Ué - espantou-se o cidadão, - por quê?

E São Pedro, rindo, respondeu:

- Estou usando como ventilador de teto...

guimas disse...

Curiosamente, as pesquisas aqui no RS acertaram o resultado.

"Veja agora, o resultado das últimas pesquisas praticamente declararam o sepultamento da candidadura Serra. "

A candidatura de Serra estava na UTI desde agosto. Teve uma pequena sobrevida no dia do primeiro turno, mas, como continuou no mesmo (des)caminho, arrancou os tubos e enterrou-se de vez.

As pesquisas são, na minha humilde opinião, apenas um reflexo disso.

Quem não lembra do passado, está condenado a repeti-lo. A campanha de Serra é a mesma de Alckmin em 2006, e deu no que deu. Mudar de Alckmin pra Serra em 2010 não adiantou, pelo visto.

Mas ainda há espaço para uma virada. Quem sabe?

Anônimo disse...

Notícias » Eleições » Eleições 2010 » Eleições 2010
Ibope: Dilma tem 57% dos votos válidos, Serra aparece com 43%
28 de outubro de 2010 • 20h06 • atualizado às 20h21


Na pesquisa Ibope/Estado/TV Globo divulgada nesta quinta-feira (28) , a candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, aparece à frente com 57% dos votos válidos, contra 43% de José Serra (PSDB). A margem de erro é de dois pontos percentuais. Os votos válidos excluem os brancos, nulos e indecisos.

Considerando os votos totais - com brancos, nulos e indecisos -, Dilma aparece com 52% das intenções de voto, contra 39% de Serra. Votos brancos e nulos somam 5% e 4% não sabem ou não souberam responder. No último levantamento, divulgado em 20 de outubro, Dilma tinha 51% das intenções de voto - 56% dos votos válidos -, e Serra tinha 40% da preferência dos eleitores - 44% dos votos válidos.

Com a margem de erro, a intenção de votos totais da candidata petista pode oscilar de 55% a 59%. O candidato do PSDB, por sua vez, pode ter de 41% a 45%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S.Paulo e registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 22 de outubro sob o número 37596/2010. O levantamento foi realizado entre os dias 25 e 28 de outubro. O Ibope ouviu 3010 eleitores.

Anônimo disse...

29/10/2010 - 01h00
Indecisos são apenas 4%, e Dilma mantém 12 pontos de dianteira, diz Datafolha


FERNANDO RODRIGUES
DE BRASÍLIA

Pesquisa Datafolha realizada ontem voltou a indicar estabilidade no quadro da corrida presidencial, com Dilma Rousseff (PT) mantendo liderança de 12 pontos sobre José Serra (PSDB).

A diferença agora é que o percentual de indecisos caiu de 8% para 4% em dois dias. Essa redução nesse grupo de eleitores indica que há cada vez menos espaço para mudanças na tendência de favoritismo da candidata do PT.

Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

O levantamento do Datafolha, encomendado pela Folha, foi realizado ontem em 256 cidades e com 4.205 entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Quando se consideram os votos válidos, Dilma manteve os mesmos 56% que obteve nos levantamentos de terça-feira (dia 26) e quinta-feira (dia 21). Serra também ficou com seus 44% registrados nas últimas duas sondagens.

Fábio Mayer disse...

O que é preciso deixar claro para o povão é que pesquisa é retrato de uma situação de momento em um universo pequeno de ouvidos.

Fora isso, proibir não. Muito menos regulamentar, porque isso já existe e foi graças à regulamentação que por exemplo, Beto Richa conseguiu barrar a divulgação de algumas no PR, por desacordo com as regras de metodologia.

No Brasil, é tradição: quem está atrás nas pesquisas reclama delas. A única e patética exceção foi Osmar Dias, que declarou que perdeu a eleição porque pesquisas não foram divulgadas.

Eu acredito em pesquisas porque não às encaro como determinador de voto, tinha que ser assim com todo mundo...