Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Nossa Hipocrisia Bate "Record" Quando Falamos Sobre o Aborto


Já tratei deste assunto no post: Mapa do Aborto no Mundo.

Leio no Folha.com, o seguinte:

O ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais), que tirou férias para se dedicar à campanha de Dilma Rousseff (PT), disse que a polêmica sobre a posição dos candidatos em relação ao aborto não tem razão de ser porque os dois, Dilma e José Serra (PSDB-SP), teriam a mesma posição sobre o assunto.



"Tem temas sobre os quais não existe diferença entre os candidatos. Os dois candidatos têm a mesma posição sobre o aborto, são contra"

Voto no Sera, mas acho absurdas essas campanhas contra a Dilma sobre o aborto.


Meu pitaco: Mais um hipócrita. Acho que ambos, José Serra e Dilma, são favoráveis à descriminalização do aborto. Este blogueiro acha que o Brasil tem sim de descriminalizar o aborto e não pode ser refém da histeria religiosa católica ou pentecostal. Somos um país laico e, portanto, temos de pensar e construir um país melhor considerando o que efetivamente existe, o concreto, o material e nunca o abstrato, a fé, a ideologia e a religião. É fato que muitas mulheres morrem no Brasil porque praticam aborto (sobretudo por motivos econômicos) em clínicas de última qualidade. Mesmo sendo crime as mulheres fazem isso. Se descriminalizar o aborto, essa prática vai ser feita pelo SUS ou hospitais privados, em locais decentes. E, por fim, basta ver o mapa mundi. Os países que o aborto não é considerado crime são exatamente os socialmente desenvolvidos. Em contrapartida, os países onde o aborto é proibido são os menos desenvolvidos e também os intolerantes. Essa é uma discussão hipócrita, porque distante dos fatos.

7 comentários:

guimas disse...

Maia,

Logo antes postaste que certa esquerda não admite debate em seus blogs.

Este cartaz sobre o aborto com o Obama, o Hitler, Stalin e a Dilma vem da campanha do Serra. Não oficialmente, é óbvio, mas é de pessoas que estão em campanha contra Dilma.

Vá tentar debater com eles! É tão inutil quanto os teus posts no Diario Gauche; são rebatidos por idéias fechadas. No teu blogroll tem um monte de blogs (o do RA, principalmente) que simplesmente não admite (e nem publica) idéias discordantes.

Esse tipo de radicalismo infame não deve ter lugar no Brasil.

O que me assusta é que a campanha do Serra está cada vez mais se apoiando nesta infâmia. Índio da Costa já é ativamente desta verve (veja no blog Na Pratica a Teoria é Outra).

Serra se torna, a cada dia que passa, o oposto dos valores do Depósito. A candidatura com algo mais próximo ao debate aberto é a de Dilma. Os tucanos se perderam no personalismo de Serra.

Tristes tempos, triste eleição.

Fábio Mayer disse...

Sou contra a descriminação. Pode olhar no mapa, os países que a adotaram têm em comum sistems educacionais MUITO melhores que os do Brasil, capazes de transmitir cultura e discernimento e consequentemente informação sobre métodos contraceptivos.

No Brasil, não.

Vivemos em um país que em pleno século XXI não consegue difundir a contento o uso de contraceptivos.

Ou seja, o aborto passaria a ser uma alternativa ao contraceptivo, teriamos um exército de mulheres se mutilando seja por ignorância própria, seja por incapacidade da familia em educá-la, seja por ignorãncia de seu parceiro sexual, seja por conveniência de seu parceiro sexual, seja por conveniência dela mesma, sem no entanto, atentar para os efeitos físicos e psicológicos.

Só por estas razões sou contra, salvo os casos já previstos em Lei.

Rodrigo Rocha disse...

Olá passei para conhecer seu blog ele é not°10, show, fantástico com excelente conteúdo você fez um ótimo trabalho desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
Um grande abraço e tudo de bom

Terráqueo disse...

Quanta hipocrisia. A maioria das famílias católicas socorrem-se do aborto quando suas filhas engravidam. Feio também os canditados apelarem para esse tipo de ataque e se constrangerem de dizer a verdade, sua real opinião. Ficam em cima do muro, dizendo que sua opinião é uma, mas que fariam diferente em atenção a saúde pública. A Dilma e o Serra me cansam. São tão óbvios, tão parecidos.

PoPa disse...

Acho que o Fábio está certo. Para ter certeza, seria necessário conhecer as estatísticas de aborto nestes países avançados. Será tão grande, proporcionalmente, como no Brasil? Claro que lá, as pesquisas indicam o número exato e aqui, estimativas. Mas a hipocrisia é grande, já que não existem cadeias lotadas com as milhares de pessoas envolvidas em abortos.

E, sim, é provável que a posição de Dilma e Serra seja exatamente a mesma neste assunto. O que não é a mesma coisa, é Dilma ter declarado ser a favor da descriminação e depois dizer que não disse. Isso é grave! Mostra alguém que não é confiável. Mudar de opinião é salutar, significa evolução. Negar o que disse é ser mais hipócrita que o que nunca disse, por saber que é um assunto delicado. Ou é mais burrice. Escolham.

Pablo Vilarnovo disse...

Guimas: Você tem provas de que esse cartaz surgiu do comitê da campanha do Serra? Não né? Então, menos amigão. Não crie uma Quimera. Até o sofismo tem limite.

Fábio: "Ou seja, o aborto passaria a ser uma alternativa ao contraceptivo, teriamos um exército de mulheres se mutilando seja por ignorância própria, seja por incapacidade da familia em educá-la, seja por ignorãncia de seu parceiro sexual, seja por conveniência de seu parceiro sexual, seja por conveniência dela mesma, sem no entanto, atentar para os efeitos físicos e psicológicos."

Concordo com vc quando falou da questão educacional. Mas as razões que vc apresentou não são as mesmas razões no mundo todo? Inclusive nos países desenvolvidos?

PoPa: Vc está certíssimo. O problema não é a Dilma ser contra ou a favor, é sua dualidade moral em "mudar" o discurso de acordo com as situações.

guimas disse...

Pablo,

Não tenho provas, é claro. Mas é obviamente de apoiadores de Serra. E, caso não tenhas notado, estes apoiadores estão tomando conta da campanha, principalmente na internet.

O Serra está fazendo o mais fácil, que é dar de ombros e dizer que não tem nada com isso.

Lembra da capa da Veja questionando se Dilma vai controlar os radicais do PT? Pois bem: os radicais serristas estão aparecendo (e bastante). Quem controla eles? Serra está apreciando o estrago que eles parecem estar fazendo.

O meu ponto é: muita gente justifica o voto contra o PT por conta do radicalismo de esquerda - o Maia é um bom exemplo disso - mas olha para o outro lado e faz que não vê o radicalismo anti-petista.

Popa,

Até onde eu tinha lido, Dilma sempre fez questão de dizer que aborto é uma decisão individual, de cada mulher, e que o Estado deve assistir esta decisão. A contradição está em ela dizer que é contra o aborto, o que é bem diferente de ser a favor da discriminalização do aborto.

Dilma, a mulher, pode ser contra o aborto. Mas Dilma, a política, pode ser a favor de que o Estado permita que as mulheres tomem esta decisão. Não há nenhuma contradição aí.

E se eu fosse tomar este parâmetro de disse-não-disse para decidir voto, não votaria em ninguém.

Fábio,

Atualmente o Estado simplemente diz que aborto é proibido, é crime, e deixa sem assistência as mulheres que procuram esta solução.

Eu acredito que o Estado pode ajudar muito mais na educação em relação ao aborto, se este não for crime. Como o Maia disse, é uma hipocrisia fazer de conta que não se faz abortos por aí, e que isso é uma coisa boa. Se faz, em condições perversas, e o Estado simplesmente não pode dar assistência às mulheres que recorrem a isto, pois é um crime.

O assunto é complexo. Bem mais do que a campanha Serrista está propondo.