Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Seis e Meia Dúzia



Uma grande e querida amiga postou a seguinte mensagem no facebook:

Sobre as eleições de domingo, sinto-me entre a cruz e a espada, entre gregos e troianos, que a minha candidata era a Marina.

Depois ela disse:

Não vou entrar em discussões pelo face. Eu acho que o Serra é meia-dúzia e a Dilma é o número 6.

Também acho que o facebook não é o local apropriado para discussões de qualquer tipo, inclusive sobre política.

Mas discordo do ponto de vista da minha amiga. Acho que Serra e Dilma estão sim enquadrados no mesmo lado ideológico de centro esquerda, mas existem diferenças. Serra já foi prefeito, governador, senador, ministro. E Dilma? Dilma foi escolhida por Lula, porque o PT não tinha outro nome para suceder o deus pop presidente. E o PT é um partido complicado (essa palavra mágica que diz tudo, mas não diz nada). Complicado porque eles se acham o ó do borogodó, os bambambam, são os donos da boa moral, da boa política, da boa economia. O que ganha uma eleição é a economia e o consumo. Sempre foi assim: FHC se elegeu duas vezes, no primeiro turno, por conta do plano real -- que o PT foi contra. Lula se elegeu duas vezes, no segundo turno, por conta da estabilidade econômica, porque o PT manteve a mesma política econômica do governo FHC. Se economia e consumo vencem eleição, como de fato vencem, melhor mesmo é colocar no centro do poder um gestor autêntico e não uma cópia, um adorno.

Serra pode ser seis e Dilma pode ser meia dúzia. Mas prefiro seis do que meia dúzia.

Isso sem falar na complicada política externa do governo Lula.

Nenhum comentário: