Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 13 de junho de 2008

As Goleadas do Coronel Mendes


O Capitão Nascimento gaudério é o Coronel Mendes, comandante da Brigada Militar do RS. Ele é duro, ele cumpre a lei. Ele é detestado pelos 'movimentos sociais'. E enquetes são feitas pela RBS sobre a "linha dura" do Coronel Mendes. Houve uma no Conversas Cruzadas do programa do Lasier Martins, na quarta-feira, 11 de junho. Deu 86% a 14% a favor do Coronel Mendes. Mas o sistema caiu, porque foram muitas as ligações e certa esquerda caiu em cima da RBS dizendo que eles estão manipulando enquetes. E agora, agorinha está havendo uma nova enquete no programa do Lauro Quadros, com a participação do Coronel Mendes. E a goleada continua: 91% a favor do Coronel, com 4.037 ligações.

3 comentários:

José Elesbán disse...

91%? Olha o que eu disse no comentário anterior.
Bashar Assad vai mandar o Partido Baath romper com o PT, e ver como conseguir estes níveis de aprovação aqui com o Coronel Mendes, e a RBS.

Anônimo disse...

Brasil - Governo Yeda: A Violência e a Corrupção são duas faces do mesmo projeto

Adital -
O Rio Grande do Sul vive um Estado de Exceção. Toda e qualquer manifestação social é reprimida com violência pela Brigada Militar sob ordens da Governadora Yeda Crusius. São freqüentes os episódios de trabalhadores e trabalhadoras algemados, feridos com balas de borracha e atingidos por bombas de gás lacrimogênio e pimenta. Professores, metalúrgicos, sem terras, desempregados... a violência do Estado contra os pobres é cotidiana nas abordagens da polícia para os trabalhadores, sejam nos bairros, sejam nos movimentos sociais.
Os episódios do dia 12 de junho são apenas a página mais recente desta história. Movimentos sociais que protestavam contra a alta do preço dos alimentos, antes de um ato contra a corrupção, foram cercados e feridos pela Brigada Militar. O objetivo da polícia gaúcha era evidente: impedir que os movimentos sociais denunciassem a corrupção que sustenta o Governo Yeda Crusius.

Corrupção esta que não se dá apenas no desvio de recursos de órgãos públicos, como os R$ 44 milhões desviados do DETRAN sob investigação por uma CPI. A corrupção também é institucionalizada e formalizada nos financiamentos de campanha. A Governadora foi financiada por grandes grupos financeiros e por empresas transnacionais. Apenas três empresas de celulose - Stora Enso, Aracruz Celulose e a Votorantim - doaram meio milhão de Reais para a campanha Yeda.

E o agradecimento às doações são pagos em políticas da governadora: desregulamentação ambiental para beneficiar a compra de áreas por papeleiras, fechamento de salas de aulas e turmas de Educação de Jovens e Adultos, privatização do Banrisul, concessões fiscais aos financiadores da sua campanha.

E para o movimento social organizado, violência e repressão. Repressão que não é apenas um método, mas é parte desta política, gestada pelos mesmos setores que ordenaram o Massacre de Eldorado de Carajás no Pará e o Massacre de Felisburgo em Minas Gerais.

Os movimentos sociais gaúchos não esmoreceram e seguirão lutando não apenas para que todos os casos de corrupção sejam apurados, mas para que tenhamos uma verdadeira reforma política, que impeça que grupos transnacionais governem através do financiamento de campanha. Nosso compromisso é com a construção de um Projeto popular para o Brasil que garanta educação, saúde, terra e trabalho para todos e com dignidade.

Tostes

PoPa disse...

É um erro comparar o Coronel Mendes com o Capitão Nascimento. Eles estão em situações diferentes e com ações completamente diferentes. Nascimento comandava um pequeno grupo que fazia ações ilegais para conseguir seus objetivos. E sofria com isso. Mendes não parece estar disposto a fazer ilegalidades para cumprir seu papel de comandante. E não estimula isto entre seus comandados, ao contrário do que a RBS insinua.