Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 25 de junho de 2008

Os Pesos e as Medidas dos Blogs Alternativos de Esquerda


Este blogueiro é leitor do diario gauche que é uma boa fonte de informação de como certa esquerda gaúcha pensa. E esse pessoal critica e considera a grande mídia como a grande 'inimiga de classe', esse é um termo recorrente da blogosfera alternativa de esquerda. Mas a pequena mídia blogueira gauche também gosta -- e como gosta -- de forçar a barra nas informações, puxar a farinha para o seu lado, manipular os dados etc...


Uma das postagens de hoje do gauche é a seguinte:


Secretária de Yeda assinou contrato irregular do Projovem de Porto Alegre
Apontada pelo Ministério Público Federal como uma das principais operadoras do desvio de R$ 44 milhões do Detran-RS, a Fundae foi contratada sem licitação para gerir o Projovem (programa de capacitação de jovens) pelas prefeituras de Porto Alegre e de outras três cidades gaúchas.
A Procuradoria instaurou investigação para apurar os indícios de fraude. O contrato de R$ 9,9 milhões entre a Prefeitura de Porto Alegre e a Fundae foi assinado em 2005 pela então procuradora-geral do município, Mercedes Rodrigues (PSDB), que será empossada hoje como secretária-geral do governo Yeda Crusius (na foto, com Mercedes). A informação é da Folha, de hoje.


A notícia é de que haveria irregularidade, porque a contratação da Fundae foi feita sem licitação, como se isso, por si só, fosse ilegal. A Lei das Licitações, 8.666/93 permite a contratação de entidades e pessoas sem licitações, mas mediante certos requisitos. Se esses requisitos foram observados ou não é questão a ser resolvida nas esferas competentes. Ou seja, está havendo aqui já um pré julgamento. A prefeitura de Porto Alegre celebrou contrato com a Fundae, então existe aqui uma picaretagem. Calma, a história não é bem assim.


A Fundae existe desde 1978 e é fundação ligada à Universidade Federal de Santa Maria. Não é uma entidade de fundo de quintal que foi formada para fazer falcatruas no Estado ou nos municípios.


Vejam o que o jornalista Marcos Rolim, ex deputado do PT diz sobre a Fundae no site da fundação: "As prefeituras de capitais que têm aderido ao ProJovem talvez não tenham a exata dimensão do significado histórico do programa. Em muitos casos, como em Porto Alegre, dificilmente a administração municipal terá a chance de executar um programa social de maior impacto e importância".


Os blogs alternativos de esquerda também omitem que a Fundae mantém convênios com as prefeituras petistas de Viamão e Gravataí.


Como sempre ocorre está havendo dois pesos e duas medidas, como disse um dia o embaixador Rúbem Ricúpero numa conversa gravada em véspera de eleição: o que é bom para nós a gente divulga, o que é ruim a gente esconde.

Nenhum comentário: